quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Partilha Missionária

Partilha Missionária

Na passada 6ª Feira, no Café O Adro recebemos o grupo de Voluntariado GASTagus.

 

Para quem não sabe o GASTagus (Grupo de Ação Social do Tagus) é uma associação sem fins lucrativos que respira Voluntariado.

 

Os meus parabéns, antes de mais, a estes jovens por se disporem a deixar tudo para trás e partirem no auxílio daqueles que verdadeiramente precisam!

 

Jesus disse “Deixa tudo e vem comigo” e eles aplicam este pedido do nosso Senhor à letra. Deixam o conforto das suas casas, a proteção e carinho das famílias e amigos e simplesmente entregam-se nas mãos de Deus

 

O trabalho deles é de uma nobreza sem igual!

 

Muitos poderão considerar as Missões como um passeio, mas a realidade é que, quem se entrega a estes projetos, entrega-se por inteiro. Eles vivem com as comunidades que vão auxiliar. Eles passam as mesmas privações que qualquer habitante destas comunidades passa. E adicionalmente, o trabalho destes voluntários não se limita à ação caritativa fora do nosso país.

 

Pare que se tenha uma ideia, para ser membro do GASTAGUS cada voluntário tem de disponibilizar pelo menos 11 meses:

  • 1 mês no local de missão
  • 1 mês de trabalho após o regresso em horário pós-laboral, para preparar as apresentações e avaliações do trabalho efectuado
  • 9 meses divididos entre atividades de voluntariado e encontros de formação em horário pós-laboral
  • Disponibilidade para participar em algum projeto de longa duração
      • Apoio a mães adolescentes e seus filhos
      • Acompanhamento de idosos
      • Apoio a pessoas com patologias psiquiátricas diversas
      • Explicações a jovens carenciados
      • Dinamização de atividades integradoras de comunidades desfavorecidas.

O nosso mais sincero obrigado pela vossa presença!


sábado, 27 de outubro de 2012

Quando eu esqueço Deus…

Fiquei com a tarefa de produzir um texto, sobre um assunto que me interessasse, e que tivesse alguma lógica e algum sentido, para os leitores tirarem uma ideia, um pensamento ou até refletirem sobre ele.

Decidi falar sobre um problema comum nos jovens, afecta quase todos, penso eu. Não sei se tem a ver com a idade ou não, com o tempo, com o nosso estilo de vida, não sei…

Esse problema chama-se “preguiça”. Preguiça define-se do seguinte modo: Tendência natural para não trabalhar e pensar, logo afecta fisicamente e psicologicamente. Quantas vezes faltámos a uma missa, a uma catequese, a uma reunião a que devíamos ter ido, mas como era muito chato e aborrecido, e estamos com preguiça, não fomos? A resposta é: imensas!

Eu não devia dizer isto, mas neste momento acabou de acontecer esse problema… Eu já devia ter escrito este texto há mais tempo, mas não escrevi… Porquê? Estava com preguiça… Ah, já faço daqui a 5 minutos… Passaram 4 horas e ainda nem fiz nada…

Meus amigos, eu e todas as pessoas que têm este problema, só ficam a perder! Eu neste momento já podia estar a fazer outra coisa qualquer, mas não, estou aqui sentado a escrever este texto que já devia estar escrito há muito tempo! E vocês, alguns de vocês, também têm algo para fazer, mas a preguiça é tão grande… Aos sábados e aos domingos ainda é mais complicado… Em vez de irmos à missa, ouvir a Palavra de Deus, ficamos em casa, a “ouvir” a preguiça. Só ficamos a perder, pois perdemos uma boa dose de Cristo, não ficamos a saber mais por termos ficado em casa, e depois ainda há quem fique com remorsos… “ Eu devia ter ido àquela missa, fogo!”

Cristãos, não tenhamos esse problema, não deixemos as coisas que temos por fazer para daqui a 5 minutos, façamos logo! E quando estivermos a pensar se havemos de ir à missa, catequese, ajudar quem mais precisa, fazer tarefas, não pensemos duas vezes…

Miguel Morgado, catequisando do grupo do 10ºano da Bobadela.

Vontade de Deus


Related Posts with Thumbnails