sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Catequese: Aprender e Ensinar!

Pertenço ao 10º ano da Catequese da Bobadela e este ano estamos a fazer algo diferente. Os nossos catequistas deram-nos a oportunidade de experimentar darmos nós a catequese uns aos outros. É um desafio bastante interessante mas também complicado de fazer.

Por ordem alfabética, juntaram-nos dois a dois e todas as semanas calha a um grupo diferente dar a catequese.

Como é óbvio temos a ajuda dos nossos catequistas, o Diogo e a Vanda, que no final de cada catequese entregam o Guia do Catequista ao próximo grupo, orientando-nos e dizendo como devem fazer e no que devem falar.

A primeira catequese dada pelas minhas colegas de catequese correu muito bem. Elas falaram da Mãe de Deus, a Virgem Maria propondo que nós fizéssemos uma atividade que consistia em escrever num papel algo que nunca conseguiríamos fazer. Depois alguém lia o nosso papel e dizia se conseguia, ou não fazer aquilo que outro escreveu. O objectivo desta atividade era percebermos que, para Maria foi difícil ver o seu Filho morrer na cruz, mas sabia que era essa a sua Missão na Terra: Salvar a Humanidade! (E Ele conseguiu!)

Estou a gostar muito destas catequeses assim e aconselho outros grupos da catequese a experimentarem o mesmo!

Rita Laia, 10º ano da Catequese da Bobadela.

 

image


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Eu acredito!

Dou por mim sentada na cama do meu quarto, a olhar para o catecismo que deixei em cima da secretária na última sexta-feira...

Ponho-me a pensar: Afinal, o que é que eu lá vou fazer aquela hora? Irei obrigada? Ou será que vou totalmente de livre vontade?

Será que faz algum sentido para mim?

Bem, em relação a este assunto, continuo com a cabeça cheia de dúvidas...

Na minha família, desde que me lembro, que há tradição de ir á catequese e á missa todos os domingos. Há 10 anos que ado "nesta vida", se me arrependo? Não. Se vou por tradição? Não. Será que é por obrigação? Muitas pessoas dizem-me "talvez", eu não tenho a certeza, mas há alguma coisa que me diz que não e que me chama ás sextas-feiras... Essa coisa, é DEUS.

Muitos me perguntam: " Como é que acreditas, se nunca o viste? "

Eu acredito, simplesmente porque sim, porque sinto...

Sinto, que é Deus que me chama.

Sinto, que quando, não sei que fazer, e que quando estou baralhada, sem saber, o que fazer, e é Ele que me ajuda.

E tu, que estás a ler isto, que andas na catequese e que achas aquilo para ti não faz sentido nenhum para ti, estás errado... FAZ!

Tu, é que ainda não descobriste! Reflete quando estás sozinho, e sente, tenho a certeza, que se acreditares com muita força, Ele te vai chamar.

Catarina Francisco, catequisanda do grupo do 10ºano da Bobadela.

 

Crer


Related Posts with Thumbnails