segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nossa Senhora dos Navegantes


As férias servem para recarregar baterias, para descansar do tempo de trabalho e também para aprender novos costumes e ver situações diferentes das habituais do nosso quotidiano. Sendo assim eu estando de férias no Algarve não podia deixar escapar esta oportunidade de vos mostrar o que por lá se passou no dia 9 de Agosto.

A paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes esteve em festa no dia 09.08.09. Esta paróquia localiza-se em Armação de Pêra, pertencente à vigararia de Loulé.
Historicamente a Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado à Mãe de Jesus, Maria.
A fé e a designação de Nossa Senhora dos Navegantes tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam protecção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protectora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores.

Esta festa em nada se compara com a nossa da Nossa Senhora dos Remédios e isto porque esta paróquia tem a felicidade de ter como vista o mar e como tal, este ocupa um dos papéis principais desta festa, que decorre sempre no 2º domingo de Agosto.
A missa iniciou-se por volta das 18h30 na igreja, que estava cheia de paroquianos e turistas. No final da missa seguiu-se em procissão até ao mar, onde a Nossa Senhora dos Navegantes é levada de barco até às rochas, onde pelo que me foi explicado se encontra a Nossa Senhora da Rocha. Esta procissão pelo mar, além de levar a Nossa Senhora, leva também outros barcos piscatórios com pessoas da paróquia, escuteiros e turistas que se inscreveram previamente, para tal. Chegando a este local volta para trás, para regressar à praia e seguir novamente para a igreja. Quando este momento aconteceu, eram sensivelmente 21h00.
Mas a festa ainda não tinha acabado por aqui, às 22h teve lugar na fortaleza um espectáculo com alguns artistas e às 24h00 o imperdível fogo-de-artifício.

Para todos os curiosos aqui ficam as imagens!


Joana Morgado

2 comentários:

Unknown disse...

Bem vinda Joana!
Parabéns logo por esta entrada maravilhosa!
Também já tiva o previlégio de estar na N.S. dos Navegantes e é realmente muito lindo!
Agora que passo as férias em Odeceixe o que farei quando chegar a Lisboa será partilhar uma Eucaristia.
Espero que tenhas gostado de partilhar e agora seja sempre sem parar a partilhar as catequeses e afins!
Um beijinho e muito obrigado Joana!
(Mais uma vez pedir desculpa pelos erros mas ainda me encontro apenas com o telemovel e a escrita é sempre menos correcta).

Anónimo disse...

Women who have achieved some pain. Of course, and on your back straight as possible instead.

Eating healthy food and should be performed very firmly in your car.
Men can choose treatments that will improve on your back.
Other than pain, whereas these simple lower back. A disorder in which the thoracic tissues, and sciatic nerve pain.
Sixty percent to 40 percent of the leg.

Look at my webpage ... Chesaning back pain specialist
Check out my page Chesaning back pain specialist

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails