segunda-feira, 16 de março de 2009

Retiro Quaresmal Paroquial

Retiro Quaresmal 2009:
“Unidade e Co-Responsabilidade na Comunidade Paroquial”

Este ano, a nossa vivência quaresmal foi marcada pelo retiro na Quinta do Candeeiro no passado dia 14 de Março. Fomos todos surpreendidos com o dia magnifico vivido na casa das irmãs - Servas de Nossa Senhora – quando à partida pouco sabíamos sobre aquele dia. Estamos 25 pessoas de ambas as comunidades da paróquia, entre elas…uns novos, outros experientes…mas todos movidos pelo mesmo Espírito, o de estar com Deus!
A reflexão feita com base na leitura: I Cor 12, 1-30 fomentou a organização por grupos para melhor pensarmos e meditarmos sobres os três principais temas:

-Qual tem sido o seu contributo na Paróquia?
-Sente a Paroquia como sua?
- A Paróquia está unida?


As conclusões foram debatidas em plenários e os frutos que se manifestaram reflectem os seguintes versículos: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum”; “Pelo contrário, os membros do Corpo que parece mais fracos, é que são os mais necessários”.
Depois do almoço e um pequeno convívio…terminamos com celebração penitencial e eucaristia na pequena e acolhedora capela das irmãs.
Não posso deixar de frisar que tivemos como grande orador deste retiro o Pe. Raimundo, que com todo o esforço e dedicação nos proporcionou um dia cheio da graça do Senhor em tempo de Quaresma. Penso que aprendemos todos mais um pouco e principalmente a verificar cada vez mais e com mais fé…que para as coisas de Deus há sempre tempo.
Um Bem Haja a todos os presentes e em especial ao Pe. Raimundo e Eunice pela sua orientação e dedicação.

Liliana Almeida

















































Related Posts with Thumbnails