terça-feira, 23 de junho de 2009

O meu 8º ano de catequese, 2008-2009

190620092460

Como já tinha dito nesta entrada, a ultima catequese de 6ª feira serviu também para cada um dizer o que foi para ele o seu ano catequético. A escolha do texto foi mesmo muito complicado porque todos os que me chegaram por email estavam mesmo muito bons. Mas como as pessoas nem sempre lêem os “links”, optei por partilhar já aqui um:

O meu 8º ano de catequese

Este ano de catequese foi, de facto, uma experiência muito interessante, tal como os outros anos. Contudo, neste aprofundámos mais o nosso conhecimento sobre Cristo e o que é estar com Ele, para além do que já sabíamos. Em várias sessões de catequese envolvemos-nos na população mundial tentando perceber os seus problemas e explorámos as nossas acções enquanto Cristãos. O nosso grupo de catequese teve presente em muitas eucaristias ou aos sábados, ou aos domingos e participámos também em várias vigílias e procissões, algumas destas juntamente com os escuteiros, em que me insiro.

Durante este ano assistimos a alguns filmes nas várias sessões de catequese, com objectivo em explorar mais o que já tínhamos aprendido. Nestes, inserem-se “Maria, Mãe de Jesus” e “Os Poderosos”.

Criámos também um grupo de Vicentinos, cuja missão é ajudar as pessoas fornecendo-lhes alimentos, como meio de chegar até elas para conhecer melhor as necessidades (como já tinha dito aqui). Até agora, presenciei três das três reuniões realizadas. O interessante é que não foi só o nosso grupo de catequese que se inseriu neste compromisso. Estiveram também presentes catequistas e outras pessoas que desconhecia.

Os catequistas Filipa e Pedro, deram-nos também a conhecer outros grupos com o mesmo objectivo que os Vicentinos da Bobadela, como “Os Caritas” e a “Comunidade Vida e Paz”.

Gostei especialmente de actividades que realizámos para fora da nossa zona como o Acantonamento em Peniche com o Bairro da Fraternidade e A Peregrinação a Fátima que tinha como frase representativa “Quero ter um Coração Bonito”.

Tudo isto que referi foi bastante interessante e apelativo e alterou o meu conhecimento sobre o que é ser Cristão.


Francisco Magalhães - 8º ano de catequese

Ficam agora os restantes para lerem e deliciar! Estou muito orgulhoso de todos vós! É bom saber que gostaram tanto deste ano como eu gostei e que deram valor a tudo!

-->> O meu 8º ano de catequese, por Ana Sofia
-->> O meu 8º ano de catequese, por Inês Simões
-->> O meu 8º ano da Catequese da Bobadela, por Maria Barbosa
-->> O meu 8º ano de catequese, por Maria Varela

Fico ainda à espera do texto da Ana Rita, Renato, João Alves, João Cardoso, Nuno e Pedro Albino.


4 comentários:

Anónimo disse...

Bem francisco, mais um texto teu expetacular.
Este ano, tal como os que estam para traz, tem sido muito bom e o teu texto resume todas as nossas catequeses, eucaristias, vigilias, passeios fora do local da nossa paróquia... , e para além de estar tudo no teu texto, tenho te a dizer que isto é mesmo um autêntico resumo, pois em 34 linhas, conseguiste descrever 1 ano de conhecimento e descoberta.
espero que para o próximo ano, continuemos todos juntos, nesta caminhada... , e que claro no final do ano haja um texto que sintetise tudo:)
aproveito para te agradecer o comentário que fizeste ao meu texto.
E claro queria ainda aproveitar este meu comentário, para ilugiar também os textos do meu 8º ano de catequese que até ao momento aqui se encontram (o texto da: Ana Sofia, Maria Varela e Maria Madalena)

beijinhos ( para os 4)

Inês Simões 8ºano de catequese

Anónimo disse...

Quando se fala em catequese as pessoas pensam que as crianças vão lá obrigadas, mas o que acontece no nosso caso é que queríamos que a catequese fosse mais vezes, porque gostamos muito desta hora semanal e temos muita pena quando ela acaba.
Mas falando do texto do Francisco mais uma vez eu acho que escreves muito bem mesmo e conseguires retratar tanto tempo numa meia dúzia de linhas é muito bom.
Ah!! E tb dgostei mt dos outros textos, tenho pena q nao tenha sido o meu a ser escolhido :(
Tava a brincar!!

Ana Sofia 8º ano Bobadela

Anónimo disse...

Eu tive mesmo muita dificuldade a escolher um texto!
A Isabel até sugeriu por ou pouco de todos! Mas como eu tinha dito que ia escolher um, acabei por me render à escrita do Francisco! Mais uma vez me deliciou e deixou muito orgulhoso!
Tal como a Sofia diz, a catequese não pode ser um sitio para onde as crianças tenham de ir obrigadas, mas sim um momento em que elas gostem de ir!
Eu e a Filipa temos batalhado muito e muito nisso e agora que vos leio fico mesmo muito comovido!
Obrigado pelos vossos textos, obrigado por irem à catequese e muito obrigado por serem os melhores catequizandos do mundo!
Adoro-vos!!

Anónimo disse...

depois de ler tudo isto fiquei com lágrimas nos olhos e apenas com um pensamento: VALEU A PENA... todos os minutos passados com voces.. apesar do cansaço, às vezes da pouca paciência... no final sentir que VALEU A PENA :) é tudo!!

tenho muito orgulho em voces, e é um prazer ver-vos a crescer**

um abraço em Jesus Cristo, que é o seu Amor que nos une ** FILIPA **

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails