domingo, 14 de junho de 2009

Peregrinação Paroquial por Inês Simões



Depois de a Ana Sofia ter partilhado aqui o Acantonamento e do Francisco ter partilhado aqui o trabalho dos Jovens Vicentinos, chegou a altura da catequisanda Inês Simões se iniciar na partilha aqui no blogue:

Olá.

Eis que chegou a minha vez. À muito que me tinham pedido para escrever um texto para o blogue, mas ainda não o tinha feito, apenas tinha comentado os textos dos meus amigos, que de certa forma me incentivaram a escrever. Foi necessário ir na peregrinação a Fátima, para perceber que era a minha vez !!!

Para quem não sabe sou a Inês Simões, catequizanda do Pedro e da Filipa, e ando no 8º ano da catequese da Bobadela.

Aceitei a proposta assim que me falaram em ir a Fátima, pois para além de estar mais perto de Nossa Senhora e de Jesus esta era uma peregrinação nacional, preparada especialmente para crianças. Ia ao santuário, e iria estar de novo com toda a Paróquia (Bairro e Bobadela) e com os meus amigos, como já tinha acontecido no acantonamento. Desta vez também os escuteiros participaram e a peregrinação foi alargada a pais, avós…, o que tornou a peregrinação muito mais rica, e assim podemos dizer que era dos “8 aos 80”.

Desta vez, não houve “separação” entre escuteiros, comunidade da Bobadela, comunidade do Bairro e muito menos das famílias, pois, quer no autocarro, quer em Fátima (nas celebrações, refeições, actividades) estivemos todos juntos.

Adorei os momentos de oração e reflexão, bem como as actividades do santuário, a que assistimos e o que com elas aprendemos.

Após termos estado presentes numa vigília na igreja da Santíssima Trindade, (dia 9 à noite), a noite, foi muito animada, entre montagem de tendas, as canções em conjunto, as conversas/convívio entre amigos e o próprio adormecer… pois o cansaço era muito e alguns acabaram por ser vencidos por ele, quando se instalaram. Mas, apesar do cansaço nunca faltou a boa disposição.

No dia 10, depois do pequeno-almoço, confesso que fiquei muito espantada, quando cheguei ao santuário, para assistir à eucaristia e vi todo o recinto do santuário a abarrotar de crianças, jovens, adultos…, grupos de catequese vindos de todos os cantos e recantos do nosso país incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira; que se deslocaram a Fátima para estarem presentes na celebração que tinha como nome “quero ter um coração bonito”, que para além de comemorar o 100º aniversário do beato Francisco, queria dar a conhecer o exemplo deste pastorinho - ter um coração bonito, pois a sua vida é um exemplo a seguir.

Gostei muito desta peregrinação pois diverti-me e com Jesus, Nossa Senhora e, principalmente o pastorinho Francisco, aprendi como ter um coração bonito e os exemplos que daqui em diante devo seguir.

É uma experiência que gostava de repetir !!

Inês Simões

8º ano catequese da Bobadela

Será ainda preciso pedir para comentarem? Espero que dia-a-dia entendam que para eles escrever e não terem comentários é o mesmo que servirem um jantar e ninguém comer! Eles partilham aqui e esperam que desfrutem. Assim estejam à vontade para comentar por favor...


5 comentários:

Anónimo disse...

aqui está mais um bom texto :) fico muito feliz por aproveitarem todas as oportunidades de "crescerem" que vos dâ-mos, de aproveitarem todos os passeios e actividades que vos sao propostas :)

beijinhos para a minha estrela do B. da faternidade - Inês

FILIPA

Anónimo disse...

obrigada filipa, e eu sempre disse que um dia havia de escrever, não sabia quando, mas sabia que tinha de escrver.
neste momento, apesar de ter começado no bairro da fraternidade, já me sinto, muito, mas muito á vontade na bobadela, que me acolheu de braços abertos.

obrigada por tudo!!

Inês Simões

Anónimo disse...

Acolhemos a ti Inês e a todos que aparecerem pela Bobadela :D
Foi com uma grande alegria e orgulho que escrevi esta entrada com o teu texto :)
Muito obrigado Inês pela partilha ;)

Anónimo disse...

Inês minha maluca da Fraternidade,
Se toda a gente da Fraternidade for como tu, tenho pena dos catequistas, ainda pensa o Pedro e a Filipa que nós os damos em malucos, mas isso é mentira.
Tu eras outra que dizia que o meu texto estava mt bom, comparado com o teu e com o do Chiquinho, os vossos tão bem melhores.
Eu tb gostei mt desta viagem, pois na camioneta sentia me um pouco, como hei de explicar, a fazer de velinha e quando cheguei a Fátima e me disseram que tínhamos de ir montar a tenda fiquei KO, porque já eram horas para tar a jogar as cartas e a conversar, não para montar tendas.
Resumindo eu tb gostei desta experiência, gostei imenso de dormir numa tenda, quem sabe se poderemos repetir??? ;)
Só tive pena da Maria não ter ido connosco :(
Mas tenho a certeza que existirão mais oportunidades.


P.S- e mal de nós se não te recebêssemos de braços abertos

Ana Sofia- 8º ano da Bobadela

Anon007 disse...

Adorei o teu texto,.. está um espectáculo. Obrigado pelos elogios ao meu texto mas penso que tu também mereces os parabens... e, Sofia, isso é modestia, o teu texto tb estava mt bom tal como o da ines.

parabens
ass: francisco magalhães 8ºano da catequese

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails