terça-feira, 13 de outubro de 2009

Jovens Vicentinos em Acção

101020095085[1] 
Desta vez não sou eu que vos vou partilhar esta entrada, mas sim a Ana Sofia, este ano já no 9º ano de catequese, que tão bem se estreou aqui como todos se lembram.

Oláá
Cá estou eu a escrever outra vez para o blogue, mas desta vez não por motivos tão descontraídos, desta vez venho falar de uma coisa muito importante, a solidariedade.
Neste fim-de-semana fizemos a primeira vista dos Vicentinos, e falo por mim, fiquei chocada com algumas coisas que vi. Sei que a vida não está fácil, mas o que vi arrebata  (no meu ver) tudo, ver pessoas paraplégicas, crianças com deficiências, pessoas que tiveram um AVC, acamadas, etc.
Nesta visita visitámos 6 casas, a primeira casa era um senhor que estava paraplégico, mas tinha uma coisa muito importante com ele, a Família, nestes casos eu acho que a Família deve estar presente e este senhor é um Senhor cheio de sorte.
Na segunda casa, bem não sei bem o que dizer, pois eu não entrei lá, nesta casa entrou o outro grupo, pelo que disseram era um Senhora com um nome muito curioso chama-se Visitação e estava a ser visitada, mas ao contrário do senhor que estava paraplégico esta senhora não tinha consigo a tempo inteiro a família.
Na terceira casa estava um senhor muito sortudo, tinha tido um AVC e a família estava sempre com ele.
Bem na quarta casa sinceramente não me lembro e peço desculpa, imensa desculpa mas não me lembro. Na quinta casa, eu também não fui, lembro-me porque a Senhora estava acamada "obrigava" a pessoa que tomava conta dela a rezar 9 terços por dia.
A última casa foi a casa que mais me chocou, porque às vezes achamos que a nossa vida é péssima e tudo isso, mas quando vimos o que aquela senhora está a viver, a nossa vida comparada com a dela, é um mar de rosas, o que aquela senhora está a viver para mim era tudo o que eu menos queria. Vou então explicar-me aquela senhora vive com dois filhos deficientes, não sei que deficiência têm, mas a filha de 10 anos é surda muda, usa fraldas, e o filho tem 7 anos, usa fraldas, é mudo, mas ouve e quando uma pessoa fala ele sorri :D.
Esta última casa chocou me mesmo muito, tanto que eu acho eu que esta casa é a que precisa de mais ajuda, mas não conseguia ser eu a ajudar, pois ver os miúdos assim faz-me muita pena…
O melhor neste dia foi ver os sorrisos das pessoas, pois tinham alguém para ouvir as histórias de vida e não só para os ouvir tinham lá pessoas que podiam não estar lá para os ajudar, mas lembraram se deles e isso foi LINDO de se ver.
Os sorrisos das pessoas dão forçar para continuarmos com estes projectos.
Obrigada a quem sorri para nós!!

                                Vicentina jovem com muito orgulho.

 

Sabiam desta realidade na Bobadela? Já conhecem os Jovens Vicentinos? Então do que estas à espera para comentar e esclarecermos todas as tuas duvidas nesta entrada!
O meu obrigado desde já pela partilha Ana Sofia.


6 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!
Venho mais uma vez comentar o teu belíssimo jeito para escrever.
Tenho-te a dizer que o teu texto está muito bom como todos o que já aqui tens apresentado.
Este foi um texto que talvez te tenha tocado mais (pois a mim tb me tocou)por relatares as tuas visitas ás famílias desfavorecidas da Bobadela…
Gabo-vos a vossa "coragem", quer a ti quer a quem participou nas primeiras visitas pois, foram vocês que se disponibilizaram para “servir de cobaia” a quem se segue (como é o meu caso) nas visitas.
Acredito que estas visitas nos marquem de alguma maneira, pois com tu dizes no texto " ás vezes achamos que a nossa vida é péssima...mas comparada á de outras pessoas a nossa é um mar de rosas.."
gostei muito do teu texto, continua a ecrever assim...!!:D

bjs

Inês Simões

9º ano de catequese - Bobadela

Anónimo disse...

Ola!!
Eu tambem estive nessas visitas aos doentes, mas tu descreves-te o que aconteceu de uma maneira tao lindaa, que conseguis-te embelezar um bocado a situaçao. sim, eu tambem concordo contigo acerca da ultima familia que nos visitamos... escreves muitissimo bem, nunca deixes de escrever. Bjk Maria Varela

Anónimo disse...

viu-se mesmo que gostaste =)
Bjk Maria Varela

Anónimo disse...

"obrigada a quem sorri para nós" como um gesto tao simples e tem tanto valor.. como pode mudar a vida de alguém, um simples sorriso :) é importante que nos lembre mos então sempre disso: podemos não ter mais nada para dar mas ter um sorriso "no bolso" pode transformar vidas.

obrigada por partilhares connosco, gostei muito de fazer a visita "através dos teus olhos" FILIPA

Anónimo disse...

Oláá
Nesta tarde mt coisas me marcaram, ate me esqecime de por alguns promenores, mas tb nao qeremos q as pessoas ficam enojadas ao ler isto, daí nao ter posto alguns promenores.
Gostei muito desta tarde, gostei de tudo, da alegria, do convívio etc...


Bjinhos

Ana Sofia Lourenço

9ºAno da Bobadela(c os melhores e mais pacientes do MUNDO)

Anónimo disse...

c os melhores e mais pacientes catequistas**

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails