terça-feira, 1 de setembro de 2009

Há vida à noite …

 
Sabemos que a pobreza é algo presente no nosso mundo, na nossa vida, no nosso dia a dia e até ao virar da esquina…
O que acontece é que acabamos por não nos aperceber desta realidade porque não olhamos para ela…apenas “sabemos” que existe...
Todas as noites as ruas de Lisboa estão cobertas desta realidade: jovens, idosos, toxicodependentes, sem abrigos…pessoas com coração como nós “sobrevivem” nas piores condições higiénicas, sem família e sem emprego…
A Comunidade Vida e Paz é uma das instituições que luta por estas pessoas, com o intuito de lhes dar um emprego, recuperação em caso de dependência de drogas ou álcool, a oportunidade de uma nova vida…para que isso aconteça é preciso chamarmos à atenção, termos um “isco”… para que estas pessoas sejam cativadas, sejam compreendidas e ganhem confiança em nós.
Noite após noite, dia após dia uma equipa vastíssima de voluntários dedicam-se a esta causa: preparam as “lanches, recolhem roupa e distribuem tudo todas as noites por Lisboa.
Paciência e perseverança são as palavras de ordem…é preciso batalhar e nunca perder a confiança nestas pessoas…muitas delas não querem a vida que têm…querem mais, querem um lar, um trabalho, um sorriso dos filhos que não vêm à muito…querem uma nova vida!
Fizemos ( Liliana e Filipa) durante muitos anos este serviço, cruzámos com muitos rostos, muitas emoções, muitas preocupações…tudo isto continua ainda…
Nesta noite fomos fazer a volta B que abrange uma serie de zonas de Lisboa devido à falta de voluntários na altura do verão/ ferias…encontrámos alguns dos rostos de à dois anos atrás…nas mesmas condições, o que leva o ser humano a não tomar a decisão de melhorar a sua vida? Temos estruturas sociais, politicas, empresariais para dar suporte a estas pessoas? Será que continuamos a insistir na discriminação, na atitude de julgar…e de olharmos apenas para o nosso bem estar?
Como é que podemos melhorar a vida de cada um de nós? Se cada um de nós pensasse na vida de uma pessoa (um amigo, um familiar, um vizinho…) e em que aspecto a podia melhorar, como contribuir para o seu bem estar…com certeza que havia mais felicidade no rosto humano, menos miséria, menos perseguição, menos egoísmo…
A realidade destes rostos é vista à noite…na penumbra dos becos, debaixo de um cobertor…muitas vezes mudos e inertes…ELES SÃO IGUAIS A TI!
Faz sempre o que estiver ao teu alcance!

PS: Este texto foi escrito pela catequista Liliana Almeida, que depois de chegados ao final de mais uma noite de volta pedi para ela o escrever e assim o fez tão bem para todos nos maravilharmos! Obrigado Liliana.

Related Posts with Thumbnails