Primeiro que tudo, dar os Parabéns à Mónica e Sandra pelas respectivas festas :) Depois à Isabel Falcão por ter disponibilizado as fotos para poder partilhar nesta entrada :) Foi com pena que não pude estar em nenhuma das festas, mesmo tendo pessoas muito queridas em ambas as comunidades! Mas como este Domingo é muito especial estive com a Isabel em oração com todos de uma maneira diferente, mas a única possível! Assim enquanto espero por um texto vosso, a contar como foi a Profissão de Fé para ambas, partilho aqui para todos os que não puderam celebrar hoje o Pentecostes os vídeos de como foi possível a nossa celebração hoje: -->> Salmo -->> Evangelho -->> Homilia
Sei que não é o que estavam à espera mas foi mesmo o possível, assim como as fotos tiradas hoje: -->> Profissão de Fé por Isabel Falcão
“O Colóquio será animado pela equipa educativa da Escola RAiZ, a única em Portugal a prosseguir um modelo educativo High/Scope concebido nos Estados Unidos pela High/Scope Foundation, altamente
inovador e com resultados já palpáveis.”
Destinatários: Pais, Professores/Educadores e todos os interessados pela questão da educação das crianças e jovens.
Depois do grande acontecimento que foi a Procissão das Velas, as duas comunidades da Paróquia da Bobadela voltaram-se a juntar, desta vez para juntos recebermos o Espírito Santo! Nesta Vigília de Pentecostes tivémos um acontecimento talvez inédito, provavelmente não terá acontecido desta forma em mais nenhuma outra parte do país. Pois, na mesma noite, não só celebrámos a descida do Espírito Santo, como tivémos a Procissão com a N. S. de Fátima e velas porque estamos no mês de Maria, um S. Paulo porque estamos no ano Paulino e ainda uma Eucaristia onde apenas faltou a água como símbolo de baptismo no Espírito Santo (como tão lindamente o Pe. Jerson nos ensinou o ano passado). Foi uma longa noite, rica em acontecimentos e que, para mim, pecou apenas no final ,por ter coisas a mais e dispersarmos da noite única que é a Vigília de Pentecostes. Mas como isto se trata de um blogue porque não partilham aqui nos comentários o que acharam da Vigília?
Aqui ficam os filmes, que transmitem melhor como foi a noite em que o Espírito Santo desceu sobre todos nós:
Uma vez que na semana passada acabámos o catecismo, esta catequese voltou a ter como base um filme como aqui já tínhamos feito. O filmes desta vez foi o:
e, volto a repetir, que se quiserem no futuro uma boa catequese podem pedir emprestado porque sei que valeu a pena! Eu não queria partilhar muito mais sobre esta catequese a não ser uma frase já partilhada numa Festa Jovem Paulista quando visionei este filme pela primeira vez: ”Sozinhos podemos ser fracos, mas juntos com Jesus formamos um exército de Paz e de Amor”.
Realizou-se na comunidade do Bairro da Fraternidade o penúltimo Estudo Paulino. Ao longo dos últimos meses temo-nos reunido nas duas comunidades, consoante o orador seja do Bairro da Fratermidade ou da Bobadela. Nesta noite de 27 de Maio, eram 21 horas e o Barcelona ganhava 1-0 ao Manchester United quando sai de casa para vir ouvir o catequista Bruno Longo. Na altura que escrevi o texto estava a acabar de ouvir o Bruno e mesmo sem saber o resultado posso dizer que fiz a escolha certa em vir! Esta noite foi especial e começou por se rezar assim:
Foi uma bela noite onde 22 pessoas se reuniram e confirmaram que é através desta carta que S. Paulo nos mostra como é sermos Cristãos e, que apenas como comunidade, podemos ser salvos.
Neste último Domingo, na comunidade da Bobadela aconteceu a celebração da Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia pelos meninos do 3º ano. Para mim, como catequista, era também uma novidade. Foi a primeira vez que levei um grupo de meninos até à Primeira Comunhão. Por vezes ser catequista não é de todo um caminho fácil. Para além de catequizarmos, somos também educadores a um nível mais da pessoa de cada menino e menina como um todo e, a responsabilidade, mesmo que os encontros de catequese sejam de uma vez por semana, não é reduzida.
O nosso grupo é um tanto ou quanto igual a qualquer outro grupo de meninos, talvez um pouco mais pequenino, sendo 9 crianças. E, como quaisquer outros meninos, estavam nervosos com este grande dia.
E a preparação começou há algum tempo atrás, nas catequeses semanais e mais tarde nos ensaios para a Primeira Comunhão. Por último, a véspera. Foi no Sábado que eles ensaiaram pela última vez aquilo que iriam fazer e responder no Domingo e foi também neste dia que tiveram a sua Celebração Penitencial e Primeira Confissão. Tinha feito o apelo aos pais para que estivessem presentes e, realmente, penso que vieram todos os pais dos meninos. E foi muito bom por isso. Para que eles sintam que os pais os apoiam e estão com eles em todos os momentos importantes da suas vidas. Foi um bom momento de reconciliação, de partilha e de preparação para o momento que se seguiria, o da confissão dos pecados por cada um deles.
Por fim, o Domingo. Foi um dia de Festa, de alegria porque iriam receber Jesus no seu coração e estavam ansiosos por participar junto com toda a comunidade na Eucaristia. Da minha parte, fiquei feliz porque mesmo pequenos em idade, irriquietos por vezes, portaram-se bem, estavam nervosos mas via-se que estavam felizes. E não me esqueço da pergunta que ouvi de uma das meninas: E no próximo Domingo já podemos comungar com todos? E o sorriso com que o disse!
Quando pensava que a vida de catequista era de fim-de-semana cheio, vejo que a vida de um chefe de escuteiros não é menos cheia! Hoje depois de o dia de núcleo o Carlos Micaela ainda teve a amabilidade de vir juntar aos ensaios caseiros porque amanhã vamos ter os escuteiros a animar a nossa eucaristia.
Hoje voltando a casa da Ana e depois do sucesso do brigadeiro, voltou a deliciar-nos com um lanche bem diferente! Foi com bela fruta e deliciosos folhados que fomos recebidos! Correu tudo simples e bem, amanhã na Eucaristia vemos o resultado final..
Esta Paróquia não para mesmo! Ainda os meninos não tinham acabado as suas primeiras confissões, que amanha têm a primeira comunhão, e a igreja já rezava o terço que se tornou habitual neste mes de Maio. Quem ainda não aproveitou, que venha aproveitar no próximo sábado às 17 horas mesmo antes da eucaristia. Podem ainda ouvi aqui um pequeno cântico que registei: -->> Rosário, 23 de Maio - Cântico Avé-Maria E ver as fotografias que tirei: -->> Rosário, 23 de Maio
A preparação para o dia da Primeira Eucaristia e Comunhão com toda a comunidade. Momento de partilha, reflexão, de percepção e entendimento de gestos e de porquês!
De volta às catequeses com o catecismo! Graças a Deus o catecismo do 8º ano de catequese é de uma riqueza enorme e proporciona catequeses que adorava ter na minha altura de catequisando, obviamente não menosprezando o trabalho feito pelas minhas catequistas e assim espero que quando estes catequisandos forem catequistas possam dizer o mesmo que aqui digo com catecismos ainda melhores e adequados ao nosso dia a dia. O tema desta catequese foi: “Cristo Nova Esperança” e começou com este vídeo: -->> Sinais de esperança por João Paulo II Este texto lido pela catequista Ana Filipa era seguido pela pergunta “Como acham que é o mundo que nos rodeia?”. Com esta pergunta abriu-se uma saudável discussão e só queria partilhar duas ideias: -->> “No mundo que nos rodeia vejo descriminação” -->>”De facto, o mundo mudou em comparação com que o Papa João Paulo II escreveu esta carta. Não há muita reconciliação entre os povos e fraternidade. Hoje em dia o Homem não respeita os direitos dos outros.”
Depois de muito falar-mos de crise, racismo e muitos temas da nossa actualidade acabamos por tentar cantar esta canção: -->> Cântico - Tempo de ser esperança E vermos que se não nos seguirmos pela carto do Papa e sermos nós a ser a esperança para um mundo melhor com Jesus Cristo Ressuscitado o mundo também não irá melhorar! Devemos ter esperança e sermos nós a partilhar, porque Jesus está sempre connosco e nós temos de ser a sua fonte de esperança! Assim acabamos todos a rezar: -->> Pai-Nosso
Lembram-se desta reunião? Esta reunião fez com que agora também participe no Boletim Paroquial e assim surgiu a ideia de partilhar aqui esta trabalho que durante tanto tempo tinha sido apenas feito pelo catequista Bruno Longo! Já imaginaram o que é fazer assim um Boletim sozinho? Agora que a equipe cresceu esperamos ainda mais a vossa ajuda! Quer com textos, como com capacidade editorial! Se gostas de escrever e partilhar, tanto o Boletim como o próprio Blogue é o sitio certo para começares.
(Clicar para obterem o Boletim)
Agora para os que nos lêem longe e não têm acesso ao nosso Boletim já podem ler através destas entradas que todas as 6ªFeira à noite aqui farei! Leiam, comentem e sugiram alterações para todos juntos podermos fazer melhor! Para isso precisamos da vossa ajuda!
Mais um mês e mais um almoço promovido pela comissão de festa. É com muita alegria que vemos toda a Paróquia a aderir e aproveitar para estarmos mais um dia todos juntos e a socializar.
Neste almoço houve ainda 2 momentos muito especiais! Na fotografia do lado direito podemos ver os maravilhosos pais da nossa amiga Teresa Lourenço que tive o prazer de conhecer e falar acerca da conversa que tive com a mesma aqui no nosso blogue. Na fotografia do lado direito está a minha família que tinha como aniversariante a minha avó Maria e foi uma festa tão linda que o melhor é ver os vídeos.
Celebrámos a nossa Festa do Credo domingo passado, um dia muito especial para as nossas crianças, para nós catequistas, para Pais e outros familiares e penso que também para a comunidade, que assistiu a um momento vivido com muita intensidade por nós.
“Deus quer fazer de todos os Homens um só povo”, terá sido o lema para esta celebração, PARA ISSO TEMOS QUE ACREDITAR, CONFIAR, CRER.
Durante o ano e apenas uma hora por semana, tentámos que as nossas crianças percebessem o significado, a mensagem transmitida quando rezamos o Credo, que não seja “como uma cassete gravada” como disse o Padre Zé Luzia na nossa celebração penitencial, e penso que conseguimos.
Os agradecimentos que os Pais das crianças fizeram no final da celebração, a felicidade estampada nos olhos das nossas crianças, faz-nos acreditar que não só vão continuar a seguir a Jesus Cristo como também, continuar a manter valores que infelizmente se estão cada vez mais a perder como solidariedade, amizade, respeito, mas ……. claro vamos CRER. “Creio em um só Deus ….”
Quero agradecer a disponibilidade do Padre Raimundo e aos Pais, que apareceram todos.
Anabela Santos
Ainda fica aqui para verem ou reverem a Eucaristia:
Mas hoje não se comemoram os 50 anos do Cristo Rei? E não é apenas a 10ª vez que a imagem de N. S. de Fátima sai do Santuário? Sim é verdade, mas não foi razão para que o coro da Bobadela parasse com os ensaios. Foi um bom ensaio e ainda tivemos todos a ver ou rever um pouco da Eucaristia do Terreiro do Paço pois eu tinha gravado e precisávamos de ensaiar o Salmo! Assim foi juntar o útil ao agradável e tudo correu novamente muito bem!
Este ensaio foi em minha casa e assim uma alegria para as crianças pois tenho 2 gatos que adoram crianças. Quanto ao lanche também já se tornou habitual além de hoje não ter sido tão caseiro como das ultimas vezes.
Durante o ensaio ainda aproveitei para partilhar por “mms” a alguns amigos o nosso ensaio e agora aproveito para partilhar também com vocês aqui a pequena “mms”: -->> Ensaio "Caseiro", 16 de Maio
É já no próximo dia 30 de Maio às 21 horas no Bairro da Fraternidade que se vai celebrar a Vigília de Pentecostes. Assim esta noite a catequese da Bobadela teve mais uma reunião de forma a que esta Vigília tenha tanto sucesso como teve a “Procissão de Velas”! Espero que também apareças nesta Vigília! Contamos contigo…
No seguimento desta entrada e ainda desta entrada, o final desta catequese do 8º ano foi utilizada para mais uma vez tentar ajudar a espalhar o aviso e assim procurar a ajuda de todos para estas instituições que tanto necessitam da nossa ajuda.
Os catequisandos fizeram 2 cartazes para que quem vá à nossa Igreja veja bem que tanto a Caritas com a roupa e calçados, como a Comunidade Vida e Paz com o leite, precisam da nossa ajuda para poderem ajudar. E tu do que estás à espera para ajudar?
Primeiro que nada dizer que por mais esta entrada se vê que a catequese está mesmo em todo lado, pois esta reunião era a maioria catequistas e uma catequisanda. Mas quanto à reunião em si e de extrema importância o que tenho a partilhar é que correu muito bem tendo começado por uma breve apresentação pois ainda não nos conhecíamos todos uns aos outros. Assim estavam presentes para alem de mim a Isabel, Marina e Bruno (Catequistas), a Rita (Catequisanda) , o Hélder (Paroquiano) e os Pe. José Luzia e Raimundo.
O ponto fulcral desta reunião foi o Boletim,porque antes desta mesma reunião o mesmo era apenas editado pelo catequista Bruno e é um atarefa que precisa obviamente de ajuda! Assim no final desta reunião o grupo de editores do Boletim são as pessoas que estiveram nesta mesma reunião e com a condição de cada um de nós conseguir arranjar 3 amigos para este serviço tão importante da nossa Paróquia! Agora todas as segundas 3ªfeira de cada mês a equipe do Boletim vai-se reunir! A próxima reunião vai ser já na próxima 3ªfeira dia 19 de Maio as 21:30 excepcionalmente para podermos já arrancar em grande com esta nova força para o Boletim Paroquial! E tu do que estas à espera para aparecer??
Sei que muitos podem estranhar esta entrada, mas senti uma necessidade especial de a escrever! Ultimamente o nosso blogue tem sido espalhado de uma forma espectacular e isso vê-se pelo número de visitas aumentar e os comentários choverem de toda a parte do mundo! Claro que a vontade de escrever assim é enorme! Mas o que temos de perceber é que este blogue não é meu! Todos temos de agradecer muito à catequista Isabel Maria de ter tido esta ideia fantástica, e mais do que a ter, é de a ter realizado! O passo foi dado por ela e o sucesso desta iniciativa é enorme! Por todo o lado se fala no blogue e gostava que agradecessem a ela! O que a maior parte das pessoas não sabem e vão agora saber é que eu tenho uma dificuldade muito grande com a escrita! Assim todas as minhas entradas têm de ser revistas e corrigidas pela Isabel! Já viram que trabalho tão inglório e invisível? Mas agora já todos sabem e assim gostava de os créditos serem devidamente partilhados pelos dois e já agora lançar um convite: Será que alguém quer escrever para o blogue?
Depois do apelo aqui feito e de todos partilharem tão bem quer seja aqui pela internet ou pelos cartazes às portas dos prédios, nas paragens e afins, foi lindo ver tanta e tanta gente nas ruas da Bobadela! Passei a tarde a dizer que gostava de estar em Fátima e ver o mar de gente, mas o que aconteceu foi que Fátima veio até mim em forma de muita e muita gente! Como puderam ver passei a procissão de telemóvel na mão a fotografar e filmar para poder aqui partilhar com vocês tudo! Mas como telemóvel que é, durante a procissão recebi uma mensagem de alguém muito querido e que da janela comentou que nunca tinha visto tanta gente! E é verdade! Hoje estou muito orgulhoso mesmo da minha Paróquia! Afinal não é só aqui que as visitas aumentam, mas a Igreja também está mais bem composta e hoje as ruas eram pequenas para tanta gente!
Sei que todos esperam pela entrada sobre a nossa grande Procissão de Velas! Mas enquanto o upload de todas as fotos e vídeos é feito, aproveito para fazer um pedido aqui no nosso blogue (depois da Ana Palma já o ter feito num comentário anterior!). Assim passo a citar a Ana:
“Olá, sou a Ana, e aproveito este espaço para partilhar a minha alegria convosco, pela forma como esta "amostra de grupo coral" se tem empenhado e posto os seus dons ao serviço dos outros e de Deus. A partilha vivida nestes ensaios tem sido uma pedra preciosa na nossa comunidade e seria óptimo que mais gente se juntasse a nós. Um obrigada muito especial à Isabel, grande impulsionadora deste projecto, que acreditou ser possível mesmo quando éramos poucos e desafinados, e outro grande obrigada ao Hélder que se juntou a nós e mesmo sem saber por onde começar não esmoreceu. Queria ainda pedir aos responsáveis do nosso Blogue, (agora tão bem divulgado) uma entrada a pedir alguém que nos apoie com o órgão, principalmente para o salmo. Confesso que é muito difícil cantar o salmo sem música, razão pela qual nem sempre sai bem... até já tem acontecido estar bem ensaiado e ao subir para o ambão a voz some-se e a música desaparece do ouvido, com a ajuda do órgão tudo seria diferente... Força! O nosso Blogue está o máximo!
Ana”
Então? Vamos ou não encontrar alguém para tocar órgão na nossa Paróquia? Nem que seja a começar apenas pelo salmo? Alguém conhece alguém?
Para os mais atentos este assunto já tinha sido falado aqui no blogue! Mas agora a Liliana partilhou connosco um email de forma a que o mesmo fosse publicado aqui e no nosso Boletim. Assim o que vou fazer é apenas partilhar com vocês, e pedir a vossa ajuda para podermos ajudar!
Aqui na paróquia!
A Cáritas Portuguesa tem vindo a desenvolver diversas iniciativas, em todo o país, com o objectivo de apoiar as pessoas que, nos tempos difíceis em que vivemos, mais dificuldade têm tido em assegurar os seus compromissos mensais.
Uma das iniciativas que está, neste momento, a ser posta em prática pela Cáritas de Lisboa, através de um grupo de voluntários, consiste na criação de uma loja que oferecerá roupa com qualidade, de forma sóbria e discreta, a pessoas cuja prioridade mensal é pagar a água, a luz, o gás e a comida; pessoas a quem não sobra ordenado, só sobra mês; pessoas iguais a muitos de nós, a quem a crise tirou o emprego e a qualidade que as suas vidas tinham; pessoas que estavam habituadas a dar e não a pedir.
Se tens roupa de que já não gostas…
Já não te serve…
…mas que ainda está boa…
Porque não oferecê-la a outras pessoas que poderão gostar dela e a quem poderá servir perfeitamente?
O que posso entregar?
Roupa e calçado de criança – Calçado como novo e roupa de menina ou de menino – camisolas, casacos, t-shirts, saias, vestidos, calças, fatos de treino, blusões, pijamas, casacos, etc.
Roupa de bebé e acessórios – Bodies, babygrows, lençóis, fraldas, chuchas novas, biberons não usados, etc.
Acessórios de criança – Chinelos, gorros, chapéus, fitas para o cabelo, ganchos, etc.
Roupa de grávida – Calças, camisolas, saias, etc.
Roupa de mulher – Saias, vestidos, calças, t-shirts, tops, camisolas, fatos de treino, blusões, pijamas, etc.
Roupa de homem – Calças, camisolas, pólos, t-shirts, sweaters, fatos de treino, blusões, pijamas, etc.
Roupa interior nova – meias, cuecas, soutiens
Roupa de casa – panos de cozinha, toalhas turcas, toalhas de mesa, lençóis, colchas, etc.
Não tem utilidade:
Roupa rasgada, manchada, obviamente fora de moda
Sapatos muito usados
Roupa interior usada
Roupa com fechos partidos, com falta de botões ou molas estragadas
Roupa muito usada.
Juntos podemos fazer a diferença. Juntos podemos oferecer esperança. Contamos convosco!
Participem e divulguem!
Falta Leite!
A Comunidade Vida e PazPercorre todas as noites 3 rotas diferentes nas ruas de Lisboa, chegando todos os dias a pelo menos 450 pessoas sem-abrigo. Leva uma ceia que é composta por duas sandes, um bolo (uma peça de fruta, quando possível) e leite, que frequentemente serve para tomarem, logo naquela altura, a sua dedicação. As ceias representam 27 000 sandes e 1800 litros de leite por mês, esforço que só é possível com a ajuda de empresas e particulares que, como nós, acreditam em apoiar pessoas no caminho de volta à vida digna e feliz que merecem. Mas numa altura complicada como esta, temos que pedir a ainda mais pessoas para nos ajudarem, porque NÃO TEMOS LEITE!!!. As carrinhas já estão a sair para a rua sem leite e precisamos urgentemente resolver a situação.
760 50 10 20 (0.60€+IVA). Cada chamada reverte um donativo no valor de um litro de leite para nós!
Envia a tua ajuda com a Embalagem Solidária dos CTT
Um litro de leite dá um copo para 5 pessoas sem-abrigo - por isso, cada litro faz uma grande diferença! Partilha o teu leite connosco - nós dizemos-te como podes fazê-lo:
Este foi o regresso às Eucaristias dominicais na nossa Paróquia, mas o Espírito vivido no Acantonamento continua em todos os momentos! Desde a homilia, aos avisos, a todo o momento o Acantonamento está presente entre nós! E como a catequista Ana Filipa, minha irmã, dizia: “Só perde quem não foi!”.
Esta minha entrada aqui também traz a memória uma conversa entre colegas, esta semana, onde surgiu um assunto interessante de que como as capacidades reais não permitem ir a pé a Fátima, a promessa era de ir participar em todas as Eucaristias de domingo! Assim, caso não tenha ido à Eucaristia este domingo, pode acompanhar a mesma aqui ,nem que seja pela palavra destes próximos vídeos:
Gostava de poder continuar a fazer estas entradas sobre as Eucaristias de domingo, mas apenas se visse que elas tinham algum interesse real. Ultimamente tenho juntado aqui as Homilias e aqui os Salmos, portanto se vir que as pessoas têm gosto de ler sobre as mesmas aqui no blogue, todos os momentos que filmar, não tenho problemas de partilhar aqui, assim o tempo me permita…
Uma Luz que brilha sempre! Obrigada a todos que visitam, comentam e partilham connosco aquilo que de melhor se faz nesta nossa Paróquia da Bobadela:) A nossa catequese está de Parabéns! 1000 visitas! Os números são apenas números mas servem para nos superarmos cada vez mais também!
Penso que a imagem diz tudo! Só quero acrescentar o meu convite pessoal e a ver se enchemos todos as ruas da Bobadela de velas e esperança de um mundo melhor para todos! Conto com todos! Dia 12 de Maio às 21 horas na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios no bairro da Petrogal! Lá nos encontramos e traz um amigo também.
Ainda se lembra do “PS” da Sofia?? Pois, este acontecimento veio abrir totalmente o rumo da catequese do 8º ano! Agora parece que todos gostam de ser fotografados e aparecer aqui! E, é nesse seguimento que aparece esta entrada aqui no blogue!
A catequese dividiu-se em duas partes, a primeira parte será apresentada numa futura entrada pois trata de um assunto que todos temos de reflectir e de ajudar muito seriamente! Enquanto a segunda parte da catequese foi, obviamente, sobre o Acantonamento. Todos quiseram partilhar com o único catequizando presente na catequese que não foi ao acantonamento a experiencia de Acantonar, como vêm na foto. Assim, todos estiveram tal e qual como se fossem dormir e cada um escreveu, também, uma pequena frase que relata o que foi o Acantonamento para cada um deles! Passo assim a citar:
-->> Ana Sofia: “Podem ler aqui.” -->> João Alves: “Foi interessante, gostava de repetir e que os meus colegas de grupo ajudassem mais com as orações.” -->> Maria Varela: “Eu gostei muito do acantonamento e de conviver com os do Bairro da Fraternidade.” -->> Ana Rita: “Eu gostei muito do Acantonamento. Gostei de conhecer novas pessoas e conhecer melhor os meus amigos! Para o ano gostava de repetir!” -->> Inês Simões: “Eu gostei bastante deste Acantonamento. Foi muito divertido, pois estive com os meus amigos e fiz novos amigos. Gostava de repetir!” -->> Maria Barbosa: “Os banhos de água fria foram muito giros e assim a agua fria nem parecia tão fria. Fui tudo muito giro!” -->> Pedro Albino: “Eu gostei! É uma experiência a repetir. ” -->> Francisco “Chiquinho”: “Adorei o Acantonamento pelo facto de ter conhecido novas pessoas e lugares. Não houve pontos negativos e gostaria de repetir!”
Para acabar a catequese em beleza e todos largarmos uma lágrima de alegria, sem a Ana Sofia saber, as amigas juntaram-se e o que aconteceu é mesmo melhor ver em vídeo:
Sem duvida este Acantonamento foi a melhor experiência que a Catequese poderia ter…
Ainda lembram da viagem para Peniche? Pois a viagem de regresso a casa foi mesmo o oposto! Lembro sempre da minha avó me dizer aquelas frases tão lindas que a ler também lembram : “Para onde vais? VOU PARA A FESTA! De onde vens? Venho da festa…” Espero que ao lerem tenham dado a entoação correcta e compreendam que quando íamos a caminho de Peniche todos estávamos aos saltos de alegria e agora que estávamos de regresso as nossas expressões eram de cansaço! Mas um cansaço saudável que fez com que mais de metade da camioneta dormisse até à Bobadela e quando chegamos já com algumas baterias carregadas foi tão bom ter energia de abraçar os nossos pais e poder desejar pessoalmente um feliz dia da mãe respectivamente. Aconselho a todos lerem o Boletim desta semana ou então esperarem pelo post que irei fazer sobre o V Domingo da Pascoa em que o Pe. Luzia fala com umas palavras tão simples e lindas sobre a nossa partida e regresso! Mesmo assim depois do sucesso da entrada da partida, será que agora alguém quer comentar como foi sentir este regresso? Os pais que esperavam os filhos? Os filhos que sentiam saudades dos pais? Partilhem já sabem…
E assim foi a ultima refeição antes de sairmos de Peniche! Já sentíamos todos que aquela experiência estava a acabar, mas a nossa boca era tão carinhosamente tratada por mais uma refeição maravilhosa preparada pela queria Jacinta, que parecia por outro lado que nada teria fim! E agora exactamente passado uma semana ainda me sinto em Acantonamento! Já tivemos reuniões, já fizemos ensaios e todos já demos ou tivemos catequese onde experiências únicas voltaram a acontecer! E por falar nisso estou desejoso de contar a minha de 6ºfeira! Vão lendo o blogue que vai valer a pena… E depois digam que não avisei…
Como sabe bem chegar a um local e encontrar esse local todo limpinho. Foi assim que aconteceu quando chegamos a Peniche e foi assim que também fizemos quando saímos de Peniche! Quem ali entrar vai sentir-se como em casa porque as limpezas correram mesmo muito bem no ultimo dia além de ao longo do Acantonamento haver uma escala que não foi propriamente cumprida.
Desde o varrer ao passar a esfregona os catequisandos foram sempre ajudando e assim ainda não era hora de almoço e a casa dos mais velhos já estava fechada e limpinha para os próximas a irem lá! Tive mesmo muito orgulho de dormir nesta casa e de ver tanta ajuda no acto das limpezas! Parabéns catequisandos e o meu sincero obrigado.
Estão mesmo a ver bem! É um altar e as crianças todas a volta do mesmo! Já pensaram como era bonito também serem assim as nossas Eucaristias por cá? Para terem uma melhor noção desta Eucaristia podem ver os seguintes vídeos que fui fazendo ao longo da mesma:
Foi ainda na Eucaristia que entregamos as recordações deste Acantonamento às crianças! Por razões adversas não estive todo o tempo na Eucaristia e por isso a minha dificuldade de fazer esta entrada… Se alguém quiser acrescentar algo que eu esteja a esquecer todos agradecíamos muito.
Pois é tanto tempo saímos da Igreja e vimos o espaço em frente fechado… Mas isso já pertence ao passado por hoje “O Adro” já esteve a funcionar e a oferecer o café em quem entrasse! E este domingo café continuará a ser gratuito! Do que estas à espera para aparecer??
PS: Esta entrada foi feita depois do ensaio da tarde a catequisanda Margarida me ter incentivado a fazer, então peguei no carro e fui até ao Adro para tirar uma fotografia e tive a agradável surpresa de ter tão boas pessoas para alegrar a minha fotografia! Eu até gostava era de algum escuteiro descrever até como foi a tarde deles com o Pe. Raimundo! Isso daria aqui uma entrada muito bonita no blogue.
E assim os “Ensaios caseiros” regressaram à casa onde o Espírito Santo nos trouxe pela primeira vez. Gostava muito que mais pessoas dessem valor a estes ensaios e até participassem. O canto como aprendi com o Pe. Hildo é a melhor maneira de rezar , pois ele dizia que a cantar rezamos duas vezes.
Só queria acrescentar que depois da experiencia do Acantonamento cada vez me sinto mais à vontade com as crianças e parece que as mesmas se sentem mais à vontade com as fotografias e aqui com o nosso blogue. Assim aparece a fotografia do lado esquerdo, depois da Beatriz preparar um belo sumo de pêra e todos quererem tirar a linda fotografia para aparecerem aqui. Na do lado direito temos a fotografia do maravilhoso bolo que a Isabel fez para nos! Será que também vai partilhar a receita como fez a Jacinta?