sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Igreja Viva! Por Dina Dias

clip_image002clip_image002[4]

No passado Domingo, 8 de Novembro, o grupo de catequese do Bairro da Fraternidade organizou um almoço e tarde de confraternização, em que reunimos crianças e pais. O almoço, uma grande panela (aliás duas!) de macarrão, foi confeccionado pelos jovens crismados e futuros crismados. Foi bonito de ver a entrega e dedicação que puseram em toda a preparação. Mostraram, mais uma vez, terem aceite a missão que Cristo lhes envia todos os dias e assim puseram mais um dom ao serviço desta comunidade. Enquanto que na cozinha se preparava o almoço com muitas gargalhadas e canções à mistura, ao lado, no salão, pais e crianças começavam a chegar. Com eles vinha uma curiosidade sobre o que seria o almoço e se estaria bom e de como seria o resto da tarde. Ao todo estavam cerca de 85 pessoas a deliciarem-se com o almoço e a confraternizarem alegremente. Depois do almoço, mais um grande momento: formação de equipas. Formação de equipas para quê? Para durante o resto da tarde serem realizados diversos jogos. Estas equipas eram formadas por crianças mas também por pais e foi muito engraçado ver pais a jogarem ao “piolho”, a saltarem e inclusive a caírem. No final, quando os jogos acabaram, construímos a Igreja Viva que todos pretendemos fazer parte. Este era o tema da nossa tarde, e no fim, tendo cada equipa o mapa de uma igreja, foram completar a igreja com o que faltava (altar, ambão, sacrário, cruz, coro, padre e círio pascal). Com as nossas igrejas já mais ou menos completas, dependendo da quantidade de jogos que cada equipa tinha ganho, faltava uma imagem para que a nossa igreja estivesse completa e que só seria ganha pela equipa vencedora: a comunidade! E é isto uma Igreja Viva, a presença de uma comunidade activa e participativa, que se interessa pelo outro, que ajuda o seu próximo. Chegámos à conclusão que só somos Igreja, quando todos unidos, ela deixa de ser só física, dentro de quatro paredes, e passa a ser Viva, quando sai para fora. Mas claro que a nossa tarde não podia acabar sem o lanche, que teve direito a castanhas assadas porque afinal também estávamos a comemorar o São Martinho!

Eu, enquanto catequista, posso dizer que depois de acabar a actividade, a minha Alma ficou muito mais preenchida. Todos saímos felizes, certos que mais tardes destas serão feitas porque é isto a Igreja Viva que Cristo nos desafia a viver.

Dina Dias


2 comentários:

magnolia disse...

Olá Dina!

Ainda não tinha tido hipótese de comentar sobre esta vossa iniciativa mas não queria deixar de dizer que fiquei muito contente ao ver que organizaram com os jovens um almoço e tarde de convívio entre crianças e pais! Muito bom!

É desta forma que vamos construindo a Igreja Viva mesmo e como eu ensinei o ano passado aos meus meninos de catequese "a Igreja somos nós!". E, não sei muito bem qual a razão, embora fosse uma coisa que já todos sabíamos há muito tempo.. para mim passou a ser algo tão importante e muito mais presente desde que eu o ensinei ao meu grupo de catequese:) Parece que ganhou mais significado! E as últimas conquistas que temos feito (das duas comunidades e como paróquia)parece que caminham lado a lado com isto de ser Igreja:)

Parabéns à equipa e continuem com o bom trabalho!:)

Anónimo disse...

Olá!

Obrigada por essas palavras! Só hoje vi o teu comentário porque estive fora!

Foi uma tarde fantástica em que nos tornamos mais Igreja Viva! Actividades destas enchem-nos o Coração e faz-nos querer fazer cada vez mais por estas crianças e jovens! A nossa paróquia está no bom caminho com as duas comunidades cada vez mais unidas e que faz com que essa Igreja cresca cada vez mais!

Continuemos em frente, juntos!

Dina

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails