quinta-feira, 25 de junho de 2009

Reunião Espaço Jovem

Ainda de lembram desta entrada:
-->> Proposta do Pe.Raimundo

Pois ontem à noite enquanto se realizava o ultimo Estudo Paulino, alguns jovens desta paróquia juntaram-se com o Pe. Raimundo para falar acerca do futuro dos jovens desta paróquia.

Antes desta reunião as perspectivas para a mesma eram muito variadas:

Pedro

Para mim este encontro vinha a pensar que seria para os “Jovens desempregados”, aqueles que fazem o crisma e não encaixam em lado nenhum.

Hélder

Quanto ao Hélder, pensava que este grupo seria não apenas para esses jovens, mas também para os menos jovens, onde se pudessem reunir os catequistas, escuteiros, coros, jovens sendo um género de conselho jovem paroquial.

Isabel

Para a Isabel, a ideia tem de fugir de catequeses semanais, em que nos sentamos a ouvir um catequista. Faz falta reunir os jovens mas não apenas para os catequizar semanalmente, pois anteriormente já o tentamos e sempre sem sucesso.

Bruno

Quanto ao Bruno, a duvida de para o que vinha era muita. Mas como jovem sente a falta na paróquia, tal como eu, de uma fonte de onde beber! Como catequistas e membros desta paróquia damos de mais e bebemos de menos. Por outro lado o Bruno trouxe um projecto muito aliciante que falarei à frente.

Sandra

A Sandra vinha com a minha ideia que eu, preocupada com o futuro dos jovens crismandos que agora vão receber o sacramento e ainda não se inseriram em lugar algum.

Filipa

Para a Filipa, era transmitir a ideia a todos: “PORQUE UM ESPAÇO JOVEM?”. Sei que essa era a pergunta e ela respondeu com a mesma. Para ela a verdade é que a nossa Paróquia já tem demasiados serviços disponíveis neste momento! Se virem os meninos do 8º ano da Bobadela por exemplo já estão inserido no Grupo Jovem Vicentinos e ainda estão bem longe de serem crismados. 
A messe é grande, mas são poucos os operários (Mt 9,36-10,8)
Serão poucos? Estaremos a encaminhar bem desde cedo os meninos? Ou esperamos pelo crisma e depois temos de pensar em espaços jovens quando a messe já é tão grande?

Pe.Raimundo

Quanto ao Pe.Raimundo que se saiu com a ideia deste grupo é porque realmente os jovens já têm muito que fazer, mas a vida do jovem na própria paróquia não se fala de nada! Cada um tens os seus serviços e alguns até mais que um, mas e quando se juntam e falam abertamente como jovens?
O objectivo não é catequizar, mas sim juntar os jovens nem que seja uma vez por mês num aberto plenário.
Somos jovens e temos de caminhar para algo juntos que nos possa ajudar!
A experiência de África  fui sempre com o exemplo dos jovens que juntos como paróquia sempre fizeram coisas maravilhosas como o exemplo de plantar as arvores que agora tanta sobra e boa imagem dão à cidade.
Assim a actividade jovem na paróquia é fundamental!Temos de criar actividades! Temos de nos juntar! É uma preocupação que não é para nos dar trabalhos, mas juntos com um assunto sério,  sermos jovens no mesmo espaço!

Então e agora em que nos ficamos?

A primeira prioridade que saiu desta primeiro encontro do Espaço Jovem, é mesmo o grupo do 11º ano que se vai crismas dia 5 de Julho no Bairro da Fraternidade! É preciso apresentar um projecto aliciante aos mesmo para que não se dispersem e mantenham juntos como um belo grupo que são e demonstraram a todos tanto no Acantonamento como na Peregrinação Paroquial a Fátima!
Assim foi proposto o Projecto GPS, o que faz agora pensar de quem se chega à frente para pegar no mesmo e ajudar estes jovens a caminhar neste projecto tão aliciante!

Quanto a nós menos jovens não é ainda prioridade e assim que continuemos a beber nas paróquias que possam nos dar de beber.
A única preocupação assim é arranjar um catequista ou futuro catequista que queira caminha com o actual grupo do 11º ano da catequese do Bairro da Fraternidade!
Tu que estás a ler que esperas para te chegares à frente??
É de ti que precisamos!


2 comentários:

Anónimo disse...

mas que belo apanhado da reuniao :)

agora olhando com outros olhos... e tambem pensando num rumo a dar, começou-me a fazer sentido o tal "conselho jovem paroquial" vou explicar com que fim : imagimem por exemplo todos os jovens (nós) reunidos nem que fosse uma vez de 2 em 2 meses e ajudavamos a resolver diversos problemas ou situaçaoes que aparecessem na nossa paróquia, ou se fosse preciso preparar algo... duas cabeças pensa melhor que uma. Passo a dar o exemplo dos crismandos, o que fazer com eles pós-crisma? nao será que outras pessoas ,mesmo alheias à catequese, não pudiam dar uma ajuda na resoluçao deste "problema"? depois de sair da reuniao fiquei a pensar nisto.. e parece-me fazer sentido, o que acham? :)

FILIPA

Anónimo disse...

Esta proposta do Hélder do conselho de jovens não é nada descabida! Além de termos de ver que no Bairro da Fraternidade o conselho de comunidade já ser 50% jovens e nós na Bobadela temos de aproveitar o exemplo!
Quanto aos jovens se voltarem a reunir num espaço como fizemos nesta noite eu apoio a Filipa porque voltamos a estar muito bem juntos como na reunião de catequistas!
Cada vez estamos mais juntos e é assim juntos que deveriamos fazer coisas como o Pe.Raimundo diz! Somos jovens e temos de demonstrar que o somos! E de preferência nesta paróquia! Será que não está na altura de "dar de beber" uns aos outros, nem que seja mesmo em encontros para falar de "problemas" e soluções?
Gostava era de ouvir a quem não pôde estar presente neste primeiro encontro do espaço jovem...
Partilhem porque precisamos de todos os comentários...


(desculpem os erros que escrevi através do telemóvel e não tem corrector como no computador)

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails