quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Acantonamento aos olhos da Ana Sofia(8ºAno)

Olá!
Quando me disseram que eu tinha de escrever um texto para o blogue, pensei logo que este texto tinha de estar bom, pois vai ser lido por muita gente.
Começando pelas apresentações eu sou a Ana Sofia, sou catequisanda do Pedro e da Filipa do 8º ano da Bobadela, melhor dizendo sou a rapariga que nunca aparece nas fotos, ou se apareço a minha cara está de lado. Gosto de participar nas actividades da igreja, mas quando me falaram em ir acantonar com a Fraternidade tenho de admitir que virei um bocado o nariz, pensava que eles eram outra coisa, mas animaram bem o acantonamento, tirando alguns que não gostei nada de conhecer.
Quando chegámos a Peniche estava um bocado preocupada, pois nós não queríamos nada ser separados, pois já sabíamos que se fossemos separados nunca iríamos estar juntos, e nós tínhamos ido para estarmos todos juntos, mas não foi isso que aconteceu.
Fomos separados, mas eu consegui ficar com a Rita, com a Maria e com o “Chiquinho”.
Apesar de não termos ficado todos juntos, quando vi a paisagem que nós tínhamos, todos os meus problemas e pensamentos pareciam que tinham parado e que eu os tinha atirado para o mar e que eles se tinham perdido lá. Tinha visto a vista mais bonita em toda a minha vida. As noites foram todas muitos animadas, apesar do ressonar enorme do Pedro e do Albino nunca terminar a sua emissão. Tudo foi muito bom até os banhos gelados na rua e os odores do nosso quarto.
Gostei do convívio, dos novos amigos, das fotografias, do mar à nossa frente, etc.
Gostei muito de caminhar com São Paulo, apesar de termos caminhado de mais, por causa disso tenho bolhas nos pés.
Resumindo tudo foi um fim-de-semana inesquecível, mais resumindo tudo em três palavras ( coisa que parece impossível) EU ADOREI ACANTONAR.
P.S.- vou passar a deixar o Pedro tirar-me fotografias.

Beijinhos

 

Esta entrada foi totalmente escrita pela Ana Sofia e apenas a coloquei online! Se eu gosto de ler comentários, imagino que a Sofia ainda goste mais. Portanto vamos dar uma força a ela para que nos continue a evangelizar como já tinha feito aqui.


18 comentários:

Anónimo disse...

Vou começar eu por comentar e desde já agradecer a tua disponibilidade para partilhares connosco o que foi o Acantonamento para ti! Nem todos têm a capacidade de partilhar e tu tens sido uma "Pedra Viva" neste aspecto!
Tenho pena de ainda não ser desta que realmente gostaste de todas as pessoas mas para isso é que nos temos de ainda nos conhecer melhor e ver os devidos valores e atributos de cada um! Tal como acontece contigo e os outros, também acontecia connosco catequistas! Sem nos conhecermos devidamente pensávamos que as pessoas não seriam o que na realidade são! Depois de falarmos e dormirmos no mesmo tecto as pessoas acabam por conhecer realmente e criar laços muito bonitos. Portanto tenho mesmo de convidar a ti e todos para voltarmos a sair todos juntos e desta vez para Fátima nos dias 9 e 10 de Junho! Falem já com os vossos catequistas para combinarmos tudo quanto antes sff.
Novamente obrigado Sofia e quanto a mim continuarei as entradas no blogue com o nosso dia-a-dia em Peniche assim que adiantar o DVD que preparo para que todos vocês possam recordar no conforto do sofá com a vossa família o que vivemos em Peniche!

Cumprimentos Pedro Caeiros, aqui conhecido como a23637.

PS: Não ressono assim tanto!

Dina disse...

Olá Sofia!
Eu sou a Dina, catequista do Bairro da Fraternidade. Estive a ler o teu texto mas não me consigo lembrar quem és! :S Para o próximo acantonamento certamente saberei! Ainda bem que adoraste o acantonamento e de conheceres pessoas novas. Mesmo as que não gostaste, acredita que também foi importante conheceres! Conseguiste cumprir o objectivo do acantonamento! Parabéns pelo texto e pela genuidade das tuas palavras.

Jorge Lourenço disse...

Olá filha!
Fiquei muito orgulhoso não só com a satisfação de te ver a seguir as pisadas de São Paulo, como também da tua capacidade de transmitir e partilhar as tuas ideias e o teu sinal de abertura, para quem deseja conhecer a palavra de DEUS, e, especialmente a forma como demonstras a enorme alegria que sentiste neste acantonamento.
Muitos beijinhos...

magnolia disse...

Ola Sofia!

Tenho a dizer-te que tens de escrever mais vezes;)
Porque escreves com sinceridade e mesmo envergonhada como eu sei que és um pouco, por vezes, consegues trazer tanto do que sentes:) E isso é o que mais importa!

Um beijinho grande*

Anónimo disse...

Olá Sofia!
Sou mais uma catequista do Bairro: a Cláudia (aquela que vos "dava" na cabeça :p)
Fico bastante contente que tenhas gostado do Acantonamento e que isso se tenha espelhado de forma tão natural no texto que escreves-te.
Tal como tu eu também não estava muito certa de vir a gostar do ambiente que se iria criar durante o Acantonamento, tendo em conta o relaccionamento anterior entre nós catequistas e que de certa forma passavamos para todos vós.
A realidade é que o Espírito Santo trabalhou sem descansar durante todo o fim-de-semana e fez-nos querer realmente conhecer o intimo de cada um ali presente ao invés de nos congir-mos às aparências e cair-mos no rídiculo da critica efusiva.
Espero ver-te nas futuras actividades que a paróquia venha a realizar e estar com todos vós novamente para o ano no acantonamento.
Bjocas

Anónimo disse...

ola sofia

tenho muito orgulho em ti. sempre tive, mesmo quando refilo contigo é esse também o meu papel como tua catequista... mas sempre soube que tens muito para dar, daí ser tão exigente contigo.

continua assim, uma "pedra viva" estás no bom caminho ;)

Filipa*

Anónimo disse...

ola pessoal !
é o miguel, da paroquia da bobadela, catequisando da Mónica.
Era so pa dizer que gostei imenso de estarmos todos reunidos no acantonamento em peniche, e por mim voltava a repetir!
eu ia com a moral muito em baixo , pois estava com receio que acontecesse alguma coisa no inicio.
Mas nao, muito pelo contrario.
Quando vi aquele estado de alegria da Rita, do B.F.(Bairro da Fraternidade), ai sim, vi que as coisas iam correr maravilhosamente(e nao foi so a Rita que pôs estado de alegria no acantonamento...).
Resumindo:
FOI UM ESPECTACULO.
Ass:Miguel Lourenço Morgado.

Anónimo disse...

Olá sofia!!!!!!!!

Gostei bastante do teu texto, pois relatou, tudo, ou quase tudo o que se passou naquele fantástico acantonamento, desde ás amizades, os banhos, as diversões e piadas do Albino e do nosso grupo, as fotos ao por do sol, os jogos…tudo.
Tal como tu gostei de fazer novos amigos e claro de ter estado com a nossa catequese.
Gostei muito deste acantonamento e é sem duvida UMA EXPERIÊNCIA A REPETIR.

PS: continua a escrever assim (lol)

Inês Simões - 8º ano - catequese da Bobadela

Anónimo disse...

olá sofia !!
muitos parabens pelo que escreveste... eu nao faria melhor... a vivencia com as outras pessoas do bairro da fraternidade, ajudou nos a estar mais com DEUS, adorei estar com todas as pessoas num contexto diferente. parabens aos catequistas das duas comunidades


P.S. - continua a escrever assim

ass: " Chiquinho"

Anónimo disse...

Olá,

Sinceramente não percebo porque é que todos dizem que o meu texto está assim tão bom, o que está aqui escrito foi um bocadinho muito relativo do que foi acantonamento para mim, e acreditem que tudo o que está li escrito, foi escrito pelo meu coração que nunca conseguirá esquecer aquele fim-de-semana maravilhoso que nós passámos todos juntos.

P.S.- obrigado pela surpresa de ontem, vocês estão no meu coração. Adoro-vos

ass: Ana Sofia- 8º ano- catequese da Bobadela (escritora deste texto, lol)

Anónimo disse...

Eu gostei muito deste acantonamento. Eu acho que o teu texto fala de tudo um pouco do que aconteceu.
Gostei de conhecer melhor os meus amigos e de ter feito novas amizades...
É uma experiência a repetir!!
Resumindo foi um fim de semana inesquecível!!! E espero voltar a repetir...


Ass: Rita-8ºano Bobadela

Anónimo disse...

gostei muito de tudo o que escreves-te,e incrivel como por vezes somos capazes de escrever o que sentimos,e bonito da tua parte.....

Anónimo disse...

Olá,

Bonito texto....!!
Escreves muito bem, e fazes bem em expressar as tuas opiniões.
Continua Ana!!!!

Beijinhos (:

Ass.: Joana

Anónimo disse...

Olá Sofia!

Só hoje tive oportunidade de ler o comentário sobre a tua experiência no acantonamento, que não me surpreendeu nem um bocadinho! Porquê? – perguntarás. Afinal, mal te conheço! Pois é! Mas conheço os jovens: a sua alegria, a sua disponibilidade, a sua abertura; a sua capacidade em acolher e integrar…

Com efeito, não esperava menos do que efectivamente aconteceu naquele acantonamento que já é um sucesso indiscutível, a avaliar pelas “entradas” suscitadas pelo teu comentário. Para o próximo devem contar também com os pais???.....

Nesta altura, já conseguiste adivinhar quem sou eu? Não? Confesso-me um pouco constrangida em o anunciar, mas sou de facto aquela mãe “metediça” que vos deu uma “bela retórica” sobre as ideias pré-concebidas. Perdoa-me a imodéstia, mas afinal sempre tinha razão, não tinha??

Ainda bem que todos gostaram a ponto de estarem dispostos a repetir.

Um abraço.

Marília.

Anónimo disse...

Ana esta um texto muito bonito e consegues expressar bem aquilo que sentiste no acantonamento.
parabens e beijinhos


Assi: Lucia

Anónimo disse...

Aqui sim está um comentário que faltava Marília!
Ainda se lembram desta entrada:
-->> http://catequesedabobadela.blogspot.com/2009/04/reuniao-de-pais.html

Se lerem esse e depois lerem este comentário fundamental podem entender onde estou a tentar chegar!
Muito obrigado mesmo Marília pelo teu comentário e gostava até de uma resposta da Ana Sofia ;)

Anónimo disse...

Naquela sexta-feira parecia msm um sermão que não tinha fim, mas na semana dps descobri e descobrimos que a D. Marília tinha razão e foi importante para nós termos ouvido esse sermão.
Beijinho

Ana Sofia

Anónimo disse...

Gostei muito do teu texto,porque me fez lembrar o melhor fim de semana que ja passei!!!
No inicio tambem tive muitos receios porque iamos ser separados mas tambem iamos passar tres dias com pessoas nao conheciamos do Bairro da FratermidadE...mas foi muito agradavel conhece-los

EU ADOREI!!!

MARIA BARBOSA 8º ANO BOBADELA

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails