sábado, 8 de maio de 2010

Boletim: Atear 165

 

image

 

PORQUE SOU CATÓLICO, AGORA?
Desde que, aos 18 anos, deixando de lado a que me parecia ser a minha vocação de engenheiro electrotécnico ou professor de matemática, ingressei no seminário para ser padre, nunca, esta questão, felizmente, deixou de se me colocar. Não sou católico, “porque sim”, mas porque, tendo sido ensinado a pensar por conta própria, faço questão de não me esquecer que Deus me deu uma inteligência e uma razão para pensar, criticar, ponderar e optar.
Como a qualquer jovem – e já depois disso – não me faltaram tentações para desertar. Creio que o Espírito de Jesus me vem segurando, para me atar na fidelidade ao seu chamamento. Como missionário em África, fui compelido a aprender a deixar que outros me pusessem o cinto e me conduzissem. E ainda hoje assim me acontece.
Então porque sou católico, membro de uma Igreja em que critico tanta coisa e, donde, ainda por cima, agora me vem a vergonha do pecado de alguns dos meus irmãos padres?
Porque a esta minha mãe, a Igreja Católica, entregou Jesus uma importante missão: sermos testemunha da Unidade, da sua unidade com o Pai, e que Ele desejou para nós. “Que eles sejam UM como eu e tu somos UM!”
Ele quis que esse testemunho ficasse visível à volta de Pedro. Sim, à volta daquele Pedro renegado, até covarde. Pecador, mais ou menos como eu. Todos os outros tinham também fugido, mas o Ressuscitado os reconvocou, os reuniu. É dessa UNIÃO que o mundo precisa, hoje. Porque ela é a fonte de sabedoria das criaturas humanas em busca de soluções para tanta confusão e ameaça.
Por isso vou ao Terreiro do Paço, porque, mesmo que este não fosse o Papa que eu esperava (não teria sido interessante que há 5 anos tivéssemos “perdido” o nosso Patriarca?), este Bento XVI é o homem concreto, com suas virtudes e defeitos (como Pedro!) a quem agora está cometida a delicada missão de fazer a nossa Unidade. Que o mundo, vendo como nós nos amamos, possa louvar o nosso Pai que está nos céus e encontrar, nisso, rumos novos na hora que passa!

Pe. Zé Luzia


Related Posts with Thumbnails