sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Formação da Escola Raiz - Os educadores

P1010282
Nesta noite a escola raiz, representada pelo casal fundador, veio até à Bobadela dar formação às pessoas da nossa paróquia que estão na formação das nossas crianças.
Assim foi com muito agrado que em mais uma noite gelada, pelas 21:30, no A.T.L., estivemos reunidos 13 catequistas da Bobadela e 6 catequistas do Bairro da Fraternidade, na companhia do Pe.Luzia.
Nesta noite, e depois da Margarida, da Escola Raiz, comentar que nenhum escuteiro estava presente iniciou uma formação dedicada à catequese.
Começamos, alguns, por partilhar como eram as nossas catequeses, as idades das crianças e quais os problemas que nos deparamos na formação das mesmas.
P1010300
Depois de alguns problemas focados na partilha, os catequistas até esta hora sentados nos sofás foram dispostos nas mesas, de forma que a própria formação tenha sido mais dinâmica!
Assim dispostos fomos ouvindo como outras paróquias abordam a catequese e formação dos mais pequenos.
Se ao longo dos anos tudo se foi adaptando, porque é que a catequese ainda é, em tantas ocasiões, abordada como era há 50 anos? Já repararam as tantas aulas que as crianças têm ao longo da semana e depois têm de ver a catequese como outra aula?
Depois de estas questões serem bem compreendidas começamos a perceber como podemos melhorar todos em grupo a catequese desta paróquia.
O primeiro tema falado foi o acompanhamento dos grupos de catequese:
-->> Uma criança fica com o mesmo catequista do 1 ao 10?
-->> Ou há permuta de catequistas ao longo da vida catequética da criança?
A segunda partilha foi como ocupamos a nossa hora de catequese?
-->> será que se trata de uma aula como as outras?
-->> é com jogos? Musicas?...
Gostava de dizer que destas duas partilhas tinham surgido já mudanças! Mas o que posso partilhar é que ideias não nos faltam! E assim em Janeiro já temos reunião marcada para por tudo isto em prática!
Esperem assim por novidades.

Foi uma boa noite de partilha e formação em que aprendemos também como gerir os conflitos entre as crianças.
Desta noite aprendemos que a nossa mensagem é sem duvida muito boa! Anunciamos o amor ao próximo! É isso a catequese!
Agora a forma como a partilhamos às crianças é que tem de se adaptar aos nossos tempos! E para tal surgirão depois novidades.
O meu obrigado ao Luís e à Margarida da Escola Raiz por esta noite e desejo das maiores felicidades para o maravilhoso projecto que têm.
Podem ainda ver as fotografias:
-->> Formação da Escola Raiz

Related Posts with Thumbnails