quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Terça.com - 3º Encontro

P1010233

Neste terceiro encontro estivemos reunido 6 casais, novamente o “casado”, Gonçalo do primeiro encontro, e ainda a nossa linda coordenadora das catequistas, Liliana, que hoje não se pode fazer acompanhar do namorado e coordenador da Pastoral Juvenil, Carlos.
O nosso encontro começou com o recordar do trabalho de casa que devido há importância dos passos dados, nenhum casal teve a à-vontade suficiente de partilhar.

P1010241 

De seguida fomos divididos em 2 grupos, mulheres de um lado, rapazes do outro onde durante 15 minutos  falamos em cada grupo sobre a pergunta:
-->> Neste século XXI faz sentido falar de diferenças entre homens e os mulheres?


Do lado das mulheres esteve como porta-voz a catequista Isabel enquanto do lado dos homens o jovem António. Ambos esporam o ponto de vista de cada grupo sem haver posterior plenário.
No final da partilha dos 2, ambos ouvimos o programa da Antena 1, Portugal dos Pequeninos, onde a mesma pergunta foi respondida por crianças dos 7 aos 12 anos como podem ouvir aqui:
-->> Antena 1 - Portugal dos Pequeninos  dia 9 de Dezembro
-->> Antena 1 - Portugal dos Pequeninos dia 10 de Dezembro
-->> Antena 1 - Portugal dos Pequeninos dia 11 de Dezembro
Só espero que tenham rido tanto ao ouvirem como todos nos rimos!


Novamente divididos nos 2 grupos de homens e mulheres reflectimos nos 2 episódios do Portugal dos Pequeninos(de dia 9 e 11 de Dezembro) e ainda na seguinte imagem do Caveman:

20081113154509[1]


Desta vez fomos desafiados a falar de nós, das nossas características e também falar das mulheres e vice-versa!
O que gostamos nelas, o que não gostamos, basicamente desabafamos tudo entre homens e entre mulheres!
Desta vez tivemos como porta-voz das mulheres a Liliana enquanto pelos homens o Henrique.
Foi interessante durante esta noite em muitos momentos os grupos estarem em sintonia! Além de todas as diferenças os pontos de vistas andaram sempre perto!
No final de todas as partilhas estivemos todos a ouvir o "casado" Gonçalo que na sua experiência de casado avaliou todos os pontos de vista que debatemos aqui hoje e que tornou este encontro ainda mais especial! De toda a partilha do Gonçalo não resisto a partilhar com todos:

"Somos diferentes e para nos darmos bem temos de compreender que somos diferentes para nos ajudarmos naquilo que precisamos ."

Neste encontro rimos muito, partilhamos, ajudamos-nos, compreendemos-nos e foi uma terça-feira novamente muito bem passada :D


Deste encontro fica lançado o desafio de nos debruçarmos sobre a seguinte bibliografia:
-->> Homens São de Marte, Mulheres São de Vénus
-->> Homem Mulher - O Caso Decisivo do Amor

Como já é habitual ainda foi lançado o trabalho de casa:
-->> Trocamos aleatoriamente os emails dos casais e assim vamos ter de escrever uma mensagem de Natal com uma introdução para o casal, seguido de uma mensagem individual para cada um.

As fotografias:
-->> Terça.com - 3º Encontro


PS: Na próxima segunda-feira, dia 21 de Dezembro, o grupo da Terça.com irá aqui reunir de novo na paróquia de N.S. de Fátima para uma actividade de Solidariedade a não perder! Vamos ajudar os Sem-abrigo de Lisboa!
Assim segunda-feira, dia 21 de Dezembro pelas 20 horas contamos aqui contigo!


Related Posts with Thumbnails