quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Jovens Vicentinos – Entrega dos cabazes de Natal

image

A entrega dos cabazes às famílias carenciadas da nossa paróquia (ou a não entrega) foi feita no dia 20 de Dezembro, pelos jovens vicentinos! E era suposto ter sido uma coisa em grande (pelo menos, era essa a imagem que eu tinha no meu coração), mas acabou por não o ser…

Eram então cerca das 16 horas quando alguns dos vicentinos abandonaram o Pavilhão José Gouveia, onde haviam estado a servir almoços numa festa da Instituição “Barquinha da Criança” destinada a famílias carenciadas, e dirigiram-se ao salão no bairro da fraternidade, onde tinha ficado combinado encontramo-nos para recolhermos os cabazes e seguirmos, então, rumo a casa das várias famílias.

Estávamos bastante animados e entusiasmados, a tentar imaginar como iriam reagir as várias famílias quando vissem chegar às suas casas, tanta gente cheia de boa disposição e boa vontade, com aqueles cabazes que tanto trabalho nos deram a preparar e nos quais tanto empenho fora depositado.

Fomos então carregar os carros e pusemo-nos a caminho!

A primeira casa a que fomos foi à da minha Família, minha, da Cláudia e do Ivo: a Valdemira, a Laidy e o Nericson (tenho medo de estar a escrever mal os nomes). Fomos entrando para o corredor do prédio, quase que nervosos e fomos logo muito bem recebidos por ela, que veio à porta muito sorridente por ver tanta gente! Entrámos, fomos ver os meninos, e ela esteve a explicar a quem não sabia, o que eles tinham. Tivemos um pequenino momento de convívio, entregámos o cabaz, fizemos uma oração e viemos embora rumo a outra família, deixando para trás uma Valdemira maravilhada com aquele cabaz que tanta falta lhe faz e com o todo aquele carinho da presença de tanta gente que se preocupa com ela.

A família que se seguiu foi a família da Ângela e dos dois Ricardos: a D. Albertina e o seu marido. No entanto, apenas os três foram entregar o cabaz à sua família porque a D. Albertina estava meio doente e não convinha entrar tanta gente para casa dela, não estando a senhora muito bem-disposta, portanto apenas eles poderão dizer, com mais pormenor, como foi a experiência de entregar o cabaz aquela família. Do que partilharam connosco, a dona Albertina pareceu ficar muito contente com o cabaz.

Seguiam-se então, mais duas famílias, às quais não foi possível entregar os cabazes, uma vez que não haviam sido previamente avisadas pelos seus “vicentinos responsáveis” e não se encontravam em casa.

Ficámos bastante tristes, porque abandonámos uma actividade da qual estávamos a gostar bastante para virmos entregar os cabazes, e acabámos, devido a uma falta de organização e responsabilidade por parte desses membros, por não entregar quase cabazes nenhuns! Se era para entregar os cabazes apenas às nossas duas famílias, poderíamos muito bem ter feito isso noutro dia qualquer, e assim não teríamos tido que abandonar a outra actividade.

Fiquei muito feliz quando entreguei o cabaz à minha família e pude ver o quão feliz ela ficou, mas por outro fiquei muito triste por não ver o mesmo empenho por parte de toda a gente e por não ter tido a oportunidade de ter visto mais famílias felizes.

Tatiana Romão

As fotografias:
-->> Distribuição dos cabazes dos Jovens Vicentinos


15 comentários:

Unknown disse...

Valeu a pena a espera pelo teu texto Tatiana!
Eu ainda estive no A.T.L. e quase mesmo a paticipar nesta actividade! Mas dores no ombro de ultima hora impediram-me!
Agora a ler o teu texto e já tendo ouvido comentários anteriores é mesmo pena que apenas tenha tido 50% de sucesso esta maravilhosa iniciativa!
Mas é um começo e temos todos muito a crescer! Não esquecer que andam aqui pessoas apenas de 13 anos!
Eu com 13 anos apenas pensava em jogar à bola!
Todo este grupo está muito adiantado e são motivo de orgulho para mim! São a melhor prenda de Natal que podia ter!
Obrigado por todo o vosso empenho e desejo de um feliz Natal :)

Anónimo disse...

olá.

tal como a tatiana disse e muito bem esta actividade foi muito gira apesar de haver familias que não receberam os cabazes porque não foram previamente avisadas.
uma dessas pessoas fui eu, que assumo e peço desculpa a todos os membros que ficaram "pendorados"por este (grande) precalso.
assumo a minha responsabilidade, mas tal como disse o pedro, ainda não tenho diga-mos- a autonomia que os mais velhos tem e infelizmente ultimamente nem disponibilidade...para acompanhar as famílias.!


peço desculpa mais uma vez!

Um santo natal para todos!!

Inês Simões

Anónimo disse...

ps: acho que este precalso que tivemos não revela que não tenhamos o mesmo espanho que têm os que entregaram os cabazes!

Anónimo disse...

Olá !
Verdades são para ser ditas, e primeiro que tudo, não quero que a Filipa e o Pedro fiquem chateados comigo...
A maneira como retratas a nossa responsabilidade é como se nós fossemos uns miudos de 5 anos que não sabem o que estão a fazer.
Nós podemos não ser tão velhos como vocês, mas acredito que muitos de nós tenham uma experiencia de vida completamente diferente e superior.
Não avisamos a nossa família, nem nunca fizemos visitas, e sim neste ponto errámos, e admitimos que erramos.
O padre Raimundo sempre perguntou se nós queriamos ajuda, mas nós temos umas vidas mais ocupadas do que aquilo que pensam.
Não somos irresponsaveis como tu pensas que nós somos. A nossa família não estava lá, e isso nada faz voltar atras, mas acusarnos de não sermos responsaveis, isso não tolero !
Fazemos um esforço enorme, mas somos ainda jovens como uma mentalidade que não vê tudo, mas ao menos não andamos a roubar, nem a jogar futebol.
Erramos de muitas maneiras, mas nós queremos
mesmo ajudar. Muita gente pode não acreditar, mas nós queremos mesmo ajudar, e isso ninguem pode dizer que nao queremos.

Filipa, nós nunca te quisemos envergonhar, nem desapontar, sei que estás magoada por termos falhado nesta "missão", mas nós admitimos que errámos, e pedimos desculpa à família e a ti.
Nós nunca te queremos deixar mal, e não podes duvidar isso de nós, sei que as vezes parece que fazemos de preposito, mas nunca o fizemos, tu sabes como somos...

E a quem não gostou do meu comentario, peço desculpa, mas somos livres de dizer o que pensamos.
E não fiz este comentário para a Filipa e Pedro ficarem chetados.


Bjinhos e desculpem Filipa e Pedro,
Ana Sofia

Anónimo disse...

ha ! estive agr a reler o comentario q fiz e o teu texto.
Senao gostas de fazer esta actividade connosco avisavas ;) nao te vais sentir "presa" por uns miudos , e ja agr nao falas de empenho, pq eu gostava de me empanhar mais nisto, mais as vezes nao me é possivel...

Ana Sofia

magnolia disse...

Boa noite meninas!

Venho apenas acrescentar uma ideia que quanto a mim é a mais importante de todas! Todos somos pessoas, temos defeitos, limites mas acima de qualquer coisa somos também capazes de gestos GRANDES como sair de nossas casas e irmos ao encontro de famílias com problemas e necessidades que por vezes com um pouco de tempo e dedicação conseguimos ajudar! Não quero de todo que se prendam a "eu fiz", "ela/ele não fez"! Cada um fez na sua medida e aposto com vocês que se tiverem vontade e com a ajuda de Cristo que nos acompanha sempre, as dificuldades que vocês sentiram agora, vão ser ultrapassadas! Acima de tudo vocês têm VONTADE, EMPENHO e FÉ! E isso é o mais importante, os pormenores do que não se conseguiu agora não importam, até porque neste novo ano muitas coisas vão acontecer!

Todos somos importantes, todos somos Igreja! E vocês são importantes para cada uma das famílias por isso o que é importante deve vir sempre primeiro! As nossas dificuldades enquanto pessoas são ultrapassadas quando num grupo de pessoas nos empenhamos!

Continuem o bom trabalho e não se percam nos pormenores (tal como a música: são pormenores sem a mínima importância)!

Um abraço amigo e embora não faça parte "activa" do grupo rezo para que tudo corra bem neste novo ano que está quase a bater à porta!

Anónimo disse...

obrigado pela compreenção =D
espero que todos compreendão que vamos fazer um esforço para crescer-mos não só em tamanho e idade mas também espiritualmente, pois todos temos ainda muito que aprender =DD esperemos e pedi-mos que tenham paciência (alguns ainda mais que a que já têm tido)...
esperemos que o próximo ano seja igual ou mehor a este...!! - em todas as matérias.! =D


bjs

obrigado por tudo irmãos Caeiros

"vicentinos (não) responsáveis"

Anónimo disse...

Bom só agora...me deparei com todo este rol de comentários, devido á acção de entrega de Cabazes que fizemos (a ultima actividade do ano 2009 para os Jovens vicentinos).
Antes de mais agradeço a todos os que se manifestarm aqui...pois tanto a tatiana como a Ana Sofia e Ines falaram do que sentiram, e isso é bom...só assim crescemos.
Por vezes sentimos que o nosso esforço é em vão...porque as nossas expectativas nao são atingidas, falo por mim...ficamos triste quando algo não corre bem...ou menos bem...Contudo temos que perceber no fundo porque isso aconteceu...a Ines e a Ana Sofia revelaram vontade, mas nao tiveram autonomia para sozinhas suportarem esta organização. Daqui podemos tirar varios ensinamentos e em vez de julgarmos, devemos sim ajudar! Da proxima vez pode ser que a Tatiana ou os mais velhos AJUDEM os mais novos a perceber e a atingir esta autonomia (com tanta vontade e persistencia em fazer bem e melhor têm revelado)...e os mais novos possam tambem pedir ajuda quando sentirem que sozinhos nao conseguem...para assim todos ficarmos com um sorriso nos labios. O esforço de caminhar cada vez mais e melhor é em grupo e nunca sozinhos.
Podemos sim em janeiro...marcar atempadamente visitas a essas 2 familias...e tambem ir com a D. Clementina ao lar e a uma outra familia ( para entregar os cabazes que faltam). Tudo se resolve com boa vontade...e nao se "prendam" a pequenas coisas...enquanto que existem outras muitos maiores com que nos preocuparmos.
Deixo aqui o desafio para pensarem no próx. trimestre, as actividades que querem, o que propõem...assim como fazermos um balanço destes ultimos meses. Reunião geral de Vicentinos dia 15 janeiro pelas 21.30 no ATL. (marcada pelo PE. Raimundo)

Deixo aqui a minha alegria neste grupo..e em cada uma destas pessoas em particular porque todas estas meninas que aqui falaram são uma dádiva...cada uma na sua especialidade...mas todas igualmente precisas!

Conto convosco!
Obrigada pelo empenho, dedicação e sinceridade!

Um abraço amigo,
Liliana

Anónimo disse...

" ha ! estive agr a reler o comentario q fiz e o teu texto.
Senao gostas de fazer esta actividade connosco avisavas ;) nao te vais sentir "presa" por uns miudos , e ja agr nao falas de empenho, pq eu gostava de me empanhar mais nisto, mais as vezes nao me é possivel...

Ana Sofia"


Tanto não gostei que avisei não é?! Então não faz qualquer sentido o que disseste, uma vez que o que fiz realmente foi avisar! E vê como falas comigo porque em primeiro eu não disse o teu nome em nenhuma frase do texto e fora isso não estas a falar com as tuas amigas. Alias, pelo teu nome nem sei quem és, mas pelos vistos a carapuça serviu-te muito bem e ficaste toda picada com a falta de responsabilidade :) Alguma coisa isso quer dizer ;)
Depois não gosto de fazer estas actividades contigo porque eu também já tive a tua idade e já andei no mesmo ano que tu (9º ano, suponho, ou coisa parecida) e desculpa lá mas em 3 meses não acredito que não tenhas tido nem um diazinho, uma horinha sequer para ir visitar a tua família. Claro que tens outras coisas para fazer, mas desculpas como "Ah! tive testes..." Ninguém engole! Quando formámos este grupo foi perguntado a toda a gente se tinham disponibilidade para o fazer. e toda gente assentiu! Tu inclusivamente! Foi o quê? Foi só para parecer bonito? Para a Filipa e o Pedro ficarem contentes contigo? Então mas e agr?! Agora deste-te conta que não es capaz?! Agora que os outros contam contigo?! (Que Responsabilidade estás a expresssar logo neste ponto! mas passando à frente) Um grupo é um grupo! è Algo em que todos trabalham, em que todos colaboram, não é algo que uns fazem e todos ficam com os louros desse trabalho! e Não querida, não me estou a referir so aos mais velhos, nem so aos do bairro!

E sabes porque mais nao gostei da actividade?! Porque tive que sair à pressa do ginodesportivo de S.Joao da Talha de uma outra actividade dos vicentinos na qual tu (por acaso) também não participaste (aposto que ias ter teste tambem ;)) para vir a correr entregar os cabazes que (por acaso tambem) nao foram entregues! Isto é o que é estar presa por miudos como tu, que com palavras como as que disseste acima fazes parecer que tens 5 anos! Se não tens, disfarça smuito bem ;)

à minha família poderia ter ido muito bem noutro dia qualquer, que ela não se iria importar. E sabes como sei que ela nao se ia importar?! Porque à 3meses que lá vou todas as semanas quer tenha teste ou não! Em 15/20/30m, o tempo que for preciso dou lá um saltinho. E ando no 12º ano e olha que as minhas notas não pioraram por isso ;)

Agora pensa, e depois então falamos do que é empenho :) e de que forma te empenhas tu que te dizes querer crescer :)

Tatiana

Anónimo disse...

E depois há outra coisa que é: è muito bonito dizer as coisinhas no blogue e a conversa do "todos devemos expressar-nos", mas cenas do tipo dizer tudo no blogue e depois quando se deve falar e expressar nas reuniões onde é suposto uma pessoa conversar, para chegar a conclusões e crescer não abrir a boca, nao se expressar, não dizer nada, não é ser crescido :)
E o acreditem em mim, eu tento, eu empenho-me... humm... que tal começar a mostrar isso? ;)

Beijinhos a todos :)

Tatiana

Anónimo disse...

Ai não falo nas reunioes ?!
Isto nao serve para nos expressarmos ? Entao eu expresso-me aqui :D senao gostas azar ;)
Para já sou das que falo mais das meninas da Bobadela, e um dia, perguntaram me se eu queria continuar e eu disse que sim, mas nunca sem um adulto, o adulto a que os queriamos para nos ajudar era o PE.Raimundo e ele sempre se voluntariou em ajudar nos, mas vieram as férias, e nós perdemos contacto, e também não nos preocupamos muito, mas somos JOVENS por favor, ja tiveste a minha idade, sabe que nas férias queremos aproveitar, e também mts vezes estamos nas terras, ou vamos de férias para outro lado qualquer. Mas nos queremos ajudar.
E ja te disse não falas de responsabilidade pq nao sabes, nao nos conheces, nao falas, ok ?!
E sim serviu-me a carapuça, e admito, nao me esforçei tanto como tu, mas somos diferentes, e de idades diferentes e mentalidades diferentes, por isso percebe, as pessoas são diferentes, se calhar sempre sonhaste em fazer isto, ajudar, nós também, mas nao se calhar como tu, apareceu esta oportunidade e quem comecou com ela , queres que te diga quem foi ? NÓS, NÓS, o grupo da Filipa de 8º ano apareceu esta proposta e nós agarramos.
E também nao falas de empenho, pq bem , NÃO NOS CONHECES.
Ha ! e ja agr para ficares a saber quem sou Ana Sofia, muito prazer ;) menina do meio da foto, procura fotos, vais encontrá-las muitas aqui no blog.

Beijinhos :P

Ana

Anónimo disse...

estas a levar isto para um lado muita mau. nao queria entrar por ai , alias nem vou entrar, nao vou ser mal educada como tu. Falamos na reunião .

Vamos ver se pela primeira vez te vou ouvir a falar e a agir como gente da idade que tens :) e não como uma menina pequenina ;)

beijinhos

tatiana

Unknown disse...

Como a Liliana já disse:
-->> Reunião geral de Vicentinos dia 15 janeiro pelas 21.30 no ATL. (marcada pelo PE. Raimundo)

Portanto não vale a pena alongarem-se mais aqui ;)
Só temos de ir anotando tudo e depois falarmos na reunião!
Tenho muito orgulho de todos!
Cada um com as suas idades, maturidades, mas todos com uma dedicação que vos invejo!
Só peço a Deus que mais pessoas sigam o vosso exemplo e ajudem o próximo!

2010 vai ser cheio de novidades e ainda mais união deste grupo!
Somos 2 comunidades mas apenas um grupo!
Todos temos de nos conhecer e apoiar!
Só depois de nos apoiarmos podemos apoiar quem ainda não conhecemos :)

Bom resto de 2009 e esperem por favor pela reunião para voltar a falar ;)
Há muita coisa para comentarem no blog sem ser esta entrada :p lol xD

Bernardo Jovem Vicentino Bobadela/Bairro da Fraternidade disse...

Oi tudo bem com vocês? espero que sim

Eu só queria mencionar três tópicos neste meu comentário.

1-Gostaria de referir o facto de nós sermos um grupo, que por acaso se chama grupo de Jovens Vicentinos, sendo que um dos maiores hinos de São Vicente de Paulo era a tolerância.

2-Nós somos um grupo que só deve estar dividido pela distância geográfica e não por sentimentos menos tolerantes. Trocas de piropos e galhardetes não devem acontecer, se a Bobadela errou as pessoas que notaram esse erro devem manifestar-se pela forma de ajudarem e não apontarem o dedo, pois todas as pessoas erram e umas das palavras mais marcantes da Igreja Cristã é o perdão.

3- As pessoas com mais idade, devido a uma maior experiência talvez tenham a capacidade de gerir melhor o tempo e de terem também a capacidade de realizarem as escolhas mais acertadas.

Esta não é a forma de desculpa o erro que os Jovens Vicentinos da Bobadela realizaram mas sim depertar consciências um pouco mais fogosas. Pois não vale a pena deperdiçar tempo na troca de picardias energia, pois iremos desperdiçar energia, desunimo-nos e em vez de tentarmos encontra soluções para os problemas destas famílias acabamo-nos por nos agredir enquanto grupo.

Pois quando elementos não estão todos unidos, o nosso objectivo dispersasse e perde força.

As nosssas palavras devem ser: Um por todos e todos por um.

Bom ano a todos

Anónimo disse...

Parece que cheguei um pouco atrasada! :$
Queria so dizer que, pelo que eu li, vai aqui uma grande confusao e ninguem se entende!
Penso que a Ana Sofia se precipitou-se um pouco! Levou a conversa para um lado um pouco distante!
Confesso que so vim ler isto por causa da pequena troca de ideias na reuniao de hoje!
Depois de ler, digo que a Ana me deixou um bocadinho desiludida, porque teve o momento e a oportunidade certa para falar e nao o fez! A seu tempo conseguirá falar, estou certa!! :D

Queria, por ultimo, sublinhar algumas palavras do Bernardo: "tolerância"; "perdão"; "Um por todos e todos por um"!... Sao as palavras chave!

E lembrem-se tambem daquilo que ouvem e dizem todos os Domingos: "Que a paz do Sr. Jesus Cristo esteja sempre convosco! - O AMOR de Crito nos UNIU!"

Na minha opiniao temos um grupo expetacular! Ha gente que tem muito pa ensinar e gente que tem muito para aprender (sou uma delas), acho que poderiamos tirar bastante partido disso, e estamo-nos a dispersar um pouco que estas "picardias" entre elementos do grupo, que se interpretam mal!

Um abraço para todos, em Jesus Cristo :)
Rita Neves (Crismada BF)

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails